• Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

DRCAlg e Museu Municipal de Faro galardoados pela

Associação Portuguesa de Museologia

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e o Museu Municipal de Faro vão ser distinguidos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), respetivamente, com os prémios Instituição 2020 e Trabalho de Museologia 2020, em cerimónia que terá lugar, no dia 10 de junho, pelas 17h30, no Museu Municipal de Faro.

Também no dia 10, mas pelas 11h00, a APOM atribuirá ao Museu de Portimão uma menção honrosa relativa ao Prémio Inovação e Criatividade 2020.

Continuar a ler...

DiVaM leva "Tradição Filarmónica" à Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres acolhe, no dia 13 de junho, pelas 18h00, o concerto do Ensemble de Sopros e Percussão "Tradição Filarmónica", da Sociedade Filarmónica Silvense, inserido na programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Continuar a ler...

 O Algarve é o Palco das Celebrações do 2º Aniversário

do Plano Nacional das Artes

No dia 18 de junho de 2019, foi apresentado o Manifesto-Estratégia do Plano Nacional das Artes (PNA), uma estrutura de missão criada pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação (e, desde Maio, também em articulação com o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior), com um horizonte temporal de dez anos, e com o objetivo de promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos, em particular das crianças e dos jovens: “para todos e com cada um”. Esse é também o mote para assinalar este segundo aniversário, que será celebrado presencialmente em território algarvio, com visitas a lugares patrimoniais e encontros com municípios, agrupamentos de escolas, instituições e associações culturais e com apresentações públicas da estratégia do Plano. Será, também, a altura de reunir a equipa nacional do PNA, para avaliar o trabalho realizado e perspetivar o futuro.

Continuar a ler...

Ministra da Cultura Visita Faro

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, desloca-se no próximo dia 16 de junho, a Faro, para uma visita integrada no roteiro nacional que está a realizar. Na agenda, está a visita às Ruínas Romanas de Milreu e à Associação 289, assim como a participação numa conversa sobre o “South Music”, que decorre na capital algarvia, nos dias 15 e 16 de junho.

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, irá acompanhar a Ministra da Cultura aos vários espaços culturais.

A visita às Ruínas Romanas de Milreu (Estoi), um dos monumentos do Algarve afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, terá lugar às 14h00, seguindo-se uma visita à Associação 289, que contará com a presença de alguns dos artistas com obras expostas.

Continuar a ler...

“Café com Letras” regressa à Fnac com o tema “Crescer com Arte”

A próxima edição do “Café com Letras” terá lugar esta sexta-feira, dia 18 de junho, pelas 18h30, na Fnac do Fórum Algarve, em Faro, e será dedicada ao tema “Crescer com Arte”. As convidadas desta sessão são Ana Catarina Baptista (UAlg), Nicole Lissy (Amarelarte) e Maria Adelaide (Figo Lampo). A moderação está a cargo de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

Continuar a ler...

 Ministra da Cultura em Faro com Milreu na Agenda

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, deslocou-se ontem, 16 de junho, a Faro, para uma visita a vários espaços culturais da cidade e contacto com estruturas locais, no âmbito do roteiro nacional que está a realizar.

A visita da Ministra teve início nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, acompanhada pela Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e do Diretor de Serviços dos Bens culturais, Rui Parreira.

Continuar a ler...

DiVaM em Milreu com Instalação “ComClusão” e Provérbios

No âmbito da programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, as Ruínas Romanas de Milreu acolhem, nos dias 25 e 29 de junho, a exposição/instalação sonora “ComClusão”, da Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa, e o projeto "Espaços de Memória, Sabedoria da Comunidade, Estratégias de Inclusão: Dever, Integração, Vivência, Atuação, Memória", da Associação Internacional de Paremiologia.

Continuar a ler...

“ComClusão” na Casa Rural de Milreu

Está patente ao público, na Casa Rural de Milreu, a exposição/instalação sonora “ComClusão”, da responsabilidade da Amarelarte, uma iniciativa no âmbito do DiVaM 2021. A inauguração teve lugar no passado dia 25 de junho.

“ComClusão” é o resultado de uma reflexão da associação com professores e alunos, de diferentes turmas, da Escola Básica 2,3 Poeta Emiliano da Costa, em Estoi, sobre o conceito “inclusão” e a sua relação com a “exclusão”.

A associação recolheu histórias reais vividas e expressas em forma de desenho, escrita e áudio que foram compiladas e são expostas de forma anónima na instalação sonora e visual.

Continuar a ler...

QRIAR - Incubadora Criativa do Algarve promove 6ª Conversa Qriativa

A QRIAR - Incubadora Criativa do Algarve irá dinamizar, no próximo dia 5 de julho, pelas 19h00,  online, a 6ª Conversa Qriativa, no âmbito do projeto Magallanes_ICC.

A Cooperativa Voltes é a entidade convidada para esta conversa, uma oportunidade de reflexão sobre técnicas de Arquitetura Sustentável, nomeadamente, o uso da cana na construção civil, isoladamente e com cobertura e isolamento de argila e cal e como estes recursos podem afigurar-se valiosos em iniciativas criativas, ambientalmente harmoniosas e geradoras de oportunidades empreendedoras.

Continuar a ler...

Encerramento do Edifício sede da DRCAlg

A Direção Regional de Cultura informa que o edifício sede, na Rua Professor Pinheiro e Rosa, n.º 1, em Faro, vai estar encerrado ao público, de 2 a 5 de julho, por motivos técnicos.

Para qualquer assunto, não hesite em nos contactar pelo endereço eletrónico geral@cultalg,gov.pt ou pelo telefone 289 896 070

Pedimos as maiores desculpas pelos incómodos causados.

1 julho

Circulação de obras literárias europeias - CALL ABERTA | Até 30 de setembro

A Europa Criativa 2021-2027 promove, até 30 de setembro, uma CALL Aberta para apoiar projectos que irão traduzir, publicar, distribuir e promover obras de ficção.

Prazo de submissão 30 de Setembro de 2021 (17:00 CET)
Anúncio dos resultados: Janeiro 2022
Porcentagem de co-financiamento: 60% (em todas as categorias de projectos)
Duração máximo dos projectos: 36 meses
Acesso directo ao documento da call (Guidelinesaqui

Continuar a ler...

DiVaM em Milreu com “Acordeão, Fagote e Bailarinos”

 

As Ruínas Romanas de Milreu acolhem este sábado, dia 10 de julho, pelas 19h00, o espetáculo "Acordeão, Fagote e Bailarinos", um projeto da Associação de Acordeão do Algarve, no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve.

“Acordeão, Fagote e Bailarinos” é um projeto eclético que busca sonoridades peculiares, onde a fusão entre o acordeão, de raízes tradicionais, o fagote (música clássica) e o movimento dos bailarinos irá proporcionar uma ambiência artística muito particular. Com Gonçalo Pescada, no acordeão, no Bandonéon Eduardo Sirtori, no fagote, e a participação especial dos bailarinos Fábio Henriques e Rita Ramires.

Continuar a ler...

A Cultura na Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças no Programa CERV | Até 7 de setembro

Está aberta a call Proteger e promover os direitos da criança, até 7 de setembro de 2021 | CERV-2021-CHILD [en] do programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV) 2021-2027, resultante da fusão do programa “Direitos, Igualdade e Cidadania” (REC) e do programa “Europa para os Cidadãos”.

O programa irá apoiar financeiramente projetos e ações que promovam a não discriminação e a igualdade de género, os direitos da criança, a memória europeia e o envolvimento dos cidadãos, bem como o combate ao racismo e à violência com base no género e permite com conjunto de atividades como:

Continuar a ler...