• Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

DiVaM convida à experimentação com Nova Escola de Sagres e

Sentir o Património de Milreu

A atividade "Arqueólogo por um Dia!", agendada para dia 2 de outubro, nas Ruínas Romanas de Milreu, foi adiada, para data a anunciar brevemente.

Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, a Fortaleza de Sagres e as Ruínas Romanas de Milreu são os palcos do DiVaM, com várias atividades culturais para todas as idades. As propostas para o próximo fim de semana incluem uma palestra, o projeto Nova Escola de Sagres com ateliers práticos, o desafio de ser arqueólogo por um dia, uma experiência científica e sensorial e a apresentação de um vídeo, em torno das vivências e das memórias vivas da antiga casa rural de Milreu.

A Nova Escola de Sagres, nesta que é a sua quinta edição, regressa à Fortaleza de Sagres nos dias 1 e 2 de outubro, um projeto do Centro Ciência Viva de Lagos, destinado aos mais novos e famílias
Este ano, a Nova Escola de Sagres ambiciona olhar para este território, numa perspetiva de valorização do património empírico, envolvendo todas as comunidades que diariamente circulam pela fortaleza, tais como pescadores, guias operadores turísticos, visitantes, praticantes de desportos náuticos, entre outros, numa perspetiva de co-construção e partilha de saberes.

Continuar a ler...

Seminário “Patrimónios a Descobrir. A aula está na rua!”

A Direção Regional de Cultura do Algarve promove no próximo dia 6 de outubro, das 17h30 às 20h30, no auditório da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, o seminário “Patrimónios a Descobrir. A aula está na rua!”, destinado a professores e outros agentes educativos e culturais. A formação a cargo de Graça Lobo, com a colaboração de Conceição Barão e Dulce Margarida, irá abordar, entre outros temas, a história dos monumentos e sugerir estratégias de trabalhos com alunos de vários níveis de ensino.

Este seminário, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2021, subordinadas ao tema: Património Inclusivo e Diversificado, tem como objetivo criar iniciativas locais e nacionais capazes de explorar e expandir o que habitualmente os monumentos oferecem aos visitantes, alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas, ao mesmo tempo que promove a educação para o património junto das escolas, dos professores e de outros agentes educativos e culturais.

Continuar a ler...

Monumentos do Algarve com Horário de Inverno

A Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu já estão a funcionar com o horário de inverno.

A Fortaleza de Sagres está aberta ao público, todos os dias, das 9h30 às 17h00, e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira/Vila do Bispo) encerra à segunda-feira e nos restantes dias está aberta das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. O horário de funcionamento das Ruínas Romanas de Milreu (Estoi) é das 9h00 às 17h00, todos os dias.

Nota: última entrada 30 minutos antes do encerramento

4 outubro

 

 

 

DiVaM leva Sons Intemporais à Fortaleza de Sagres este domingo

A programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – continua, de 8 a 10 de outubro, na Fortaleza de Sagres e nas Ruínas Romanas de Milreu. O encerramento da exposição “Oficinas no Cabo do Mundo”, a conferência dos Amatores In Situ, a oficina de recriação através do desenho e a apresentação do projeto Sons Intemporais são as propostas do programa cultural da DRCAlg.

A exposição fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”, que está patente ao público, desde dia 10 de agosto, na Fortaleza de Sagres, encerra no dia 8 de outubro, às 15h30. A exposição transitará em seguida para o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, onde ficará até ao final do ano de 2021. O projeto, a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, é promovido pela da Associação In –Loco.

Continuar a ler...

OPEN CALL | RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS | projecto MUNDO FELIZ

Projecto interdisciplinar e participativo criado em contexto de residência artística no Algarve, em Lagos, para a criação de uma instalação performativa a apresentar na Ermida da Guadalupe, no dia 4 de Dezembro.

Mundo Feliz é uma instalação performativa que convida à reflexão sobre o que é um mundo feliz, como pode o ser humano, nas diferentes fases da sua existência, contribuir para criar essa perfeição, interior e exterior. Num momento pós-pandémico em que a vida e a morte fizeram parar o mundo, em que o se tinha por adquirido é posto em causa, momento de refletir e readequar a posição do humano no mundo, na sua relação consigo próprio, com todas as outras formas de vida e existência. Neste espetáculo, queremos incluir a comunidade para celebrar a maravilha que é estarmos juntos, e através da arte, tocar os corações para a consciência da necessidade de uma nova humanidade, que abraça o amor e cria um mundo feliz. Mundo Feliz promove o encontro das diferentes gerações e a sua interação através da reflexão e participação ativa na criação da instalação performativa. É promovida a inclusão da comunidade desde crianças a idosos que, com diferentes contextos de vivência, encontram-se através da arte e da expressão artística. Queremos ouvir o que as diferentes gerações têm para nos dizer e partilhar com o mundo através de diferentes disciplinas, desde a dança, música, teatro, poesia.

Continuar a ler...

Café com Letras debate "O Poder da Música"

"O Poder da Música" é o tema do próximo "Café com Letras", que se realiza esta sexta-feira, dia 15 de outubro, às 18h30, na na Fnac do Fórum Algarve, em Faro.

Os convidados deste primeiro "Café com Letras", após a pausa de verão, são Jorge Santos (Escola Superior de Educação e Comunicação - Universidade do Algarve), Paulo Cunha (EB 2,3 Santo António) e Rui Cabral e Silva (UAlg-FCT / Assoc. Filarmónica de Faro). A moderação é de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

Continuar a ler...

DiVaM apresenta Res de Roma em Milreu e No Jardim da Dúvida na

Ermida de Nossa Senhora de  Guadalupe

As Ruínas Romanas de Milreu e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira/Vila do Bispo) são os próximos palcos do DiVaM, com espetáculos agendados para dias 15 e 16 de outubro. Res de Roma, da Associação Recreativa e Cultural de Músicos, e o encerramento do projeto No Jardim da Dúvida, de O Corvo e a Raposa – Associação Cultural, são as propostas para mais um fim de semana com atividades culturais nos monumentos do Algarve.

Na próxima sexta-feira, dia 15 de outubro, na Ruínas Romanas de Milreu terá lugar a apresentação do projeto Res de Roma, com sessões às 19h30 e às 21h00. Trata-se de um espetáculo multimédia, que potencia uma reflexão sobre a dicotomia “pessoa” versus “mercadoria”, através de uma sátira onde os trabalhadores desgostosos de ROMA, uma empresa de trabalho temporário, onde se vende glamour, sucesso e excelência, sonham ser os seus próprios clientes.

Continuar a ler...

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Dia 22 de outubro foi um dia histórico para a Cultura em Portugal, com a aprovação do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura. Portugal junta-se ao grupo de países da Europa a ter um estatuto dedicado aos profissionais da área da Cultura. Não se trata apenas de um direito dos profissionais deste setor, mas também de uma demanda de toda a sociedade portuguesa.

"O Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura foi aprovado na generalidade a 22 de abril, no Conselho de Ministros dedicado exclusivamente à Cultura. Isto só foi possível porque fizemos um longo e envolvente trabalho, que contou com a participação todas as entidades representativas deste setor e que se traduziu em mais de 80 reuniões e na análise de mais de 70 propostas recebidas em fase de consulta pública. Uma vez mais, agradeço a todas e a todos pelo diálogo, pelo contributo, pelo caminho que nos conduziu até ao dia de hoje. Tratou-se de um processo participativo, sem precedentes e simbólico da importância e da vontade inabalável que este Governo e o setor puseram na aprovação do Estatuto.

Continuar a ler...

Concertos ao Entardecer” levam Luís Severo à Fortaleza de Sagres

O ciclo “Concertos ao Entardecer” de 2021 encerra no próximo domingo, dia 31 de outubro, com o concerto de Luís Severo, às 17h00, na Fortaleza de Sagres, um projeto da Arquente – Associação Cultural integrado no Programa DiVaM.

O jovem cantor e compositor escreve canções de amor, marcadas por metáforas luminosas e histórias do quotidiano, e teve o seu primeiro álbum “Cara d´Anjo” aclamado pela crítica especializada.

Continuar a ler...

DiVaM ensina a ser arqueólogo em Milreu e leva Fado à Ermida de Guadalupe

A programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos monumentos do Algarve - continua nos próximos dias 6 e 7 de novembro, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, e na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Vila do Bispo, com atividades para todos, tendo sempre presente o tema desta 8.º edição, que é “Património, Comunidade e Inclusão”.

As Ruínas Romanas de Milreu acolhem, no dia 6 de novembro, duas atividades integradas no ciclo PA`mim, PA`ti... Património, projeto que pretende proporcionar novos olhares sobre o património de Milreu, com um enfoque especial à inclusão de grupos diversos. Com início às 10h30, terão lugar a oficina “Arqueólogo por um Dia!”, direcionada ao público em geral, e a oficina de criação de um vídeo promocional.

O projeto tem a coordenação de Fátima Cardoso e é promovido pela Lais de Guia – Associação Cultural de Património Marítimo.
A entrada é livre e sujeita a reserva prévia. Para mais informações e reservas: associacaolaisdeguia@gmail.com

Continuar a ler...

NOVO PROGRAMA DE APOIO ÀS ARTES PROMOVE DIÁLOGO INTERCULTURAL  | Candidaturas até 16 novembro

Propostas artísticas que promovam a diversidade e a cidadania ativa podem candidatar-se ao Programa de Apoio em Parceria - Interculturalidade, a nova linha de financiamento da Direção-Geral das Artes (DGARTES) que resulta de um protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Com uma dotação financeira de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), este Programa tem como principal objetivo apoiar a implementação de projetos que estimulem a fusão entre culturas e que contribuam para o combate ao racismo, à discriminação étnico-racial, à xenofobia e ao anticiganismo, incluindo formas de discriminação múltipla e intersecional, assim como a promoção da diversidade e dos valores da cidadania.

Continuar a ler...

Caracterização do perfil do turista literário / Characterization of the literary tourist profile / Caracterización del perfil del turista literario / Caractérisation du profil du touriste littéraire

Visitar lugares relacionados com escritores e/ou com obras literárias e participar em atividades turísticas de alguma forma associadas à literatura são práticas cada vez mais generalizadas. Com este questionário pretendemos perceber quem são os turistas literários.

Apelamos à Vossa colaboração neste estudo que se encontra-se ser desenvolvido pelas seguintes investigadoras:

Continuar a ler...

Café com Letras com o tema "Despertar para o Bullying"

"Despertar para o Bullying" é o tema do próximo “Café com Letras”, que acontece esta sexta -feira, dia 12 de novembro, às 18h30, na Fnac do Forum Algarve. As convidadas da sessão são Goreti Ferreira (autora do livro Bully) e Filomena Matos (ESS-UAlg), com a moderação de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

O Bullying é a prática sistemática e repetitiva de atos de violência psicológica e/ou física (intimidação, humilhação e agressão física), de uma pessoa ou grupo, contra um indivíduo. A prática do bullying pode acontecer em qualquer ambiente (na rua, na escola, na igreja, no trabalho ou no seio familiar) e pode provocar danos psicológicos sérios nas vítimas. No dia 20 de outubro assinalou-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying.

Continuar a ler...

Museu Zer0: 3ª call Projeto Magalhanes_ICC

O Museu Zero lançou a 3ª Call do Projeto Magallanes_ICC, um convite à inscrição de artistas, criativos e empreendedores na área da arte digital, para apoio de projetos.

Destinatários
Artistas, criativos e empreendedores, de forte espírito criativo, interessados em desenvolver conhecimentos sobre a arte digital, que lhes permitam vir a criar obras de arte ou suportar a sua criação, apresentação e divulgação.
 
Em que consiste o projeto Magalhães
O Projeto Magallanes_ICC é um projeto transfronteiriço, envolvendo o Algarve, a região do Alentejo e Andaluzia, apoiado pelo programa POCTEP, que visa promover o desenvolvimento das iniciativas criativas e empreendedoras, na área da Cultura.

Continuar a ler...

Sons D’ Aquém Mar e DiVaM levam música

à Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira/Vila do Bispo), um dos monumentos do Algarve afetos à DRCAlg, vai ser palco de vários projetos musicais, no âmbito do DiVaM e do projeto Sons D´Aquém Mar, nos dias 13, 14 e 20 de novembro. Em Milreu, o DiVaM prossegue com a atividade “+ Nature, a voz das árvores”

No domingo, as Ruínas Romanas de Milreu recebem mais uma iniciativa DiVaM, com o espetáculo “"+ Nature, a voz das árvores”, do TEL – Teatro Experimental de Lagos. Trata-se de uma “performance participativa que homenageia a paisagem natural e as árvores como testemunhas das relações humanas com o entorno. O público é chamado a co-criar o espectáculo e a fazer parte de um jogo interactivo para restabelecer a ligação com os ciclos da natureza e do universo vegetal”.

A participação é limitada. Para mais informações por favor contacte: bilheteira.tel@gmail.com.

Nota: A Atividade "Sentir Milreu", da Lais de Guia - Associação Cultural do Património Marítimo. foi adiada, para data a anunciar em breve.

 

Continuar a ler...