Breve Curso de Cerâmicas Romanas | 1 e 2 outubro
Entre 1 e 2 de outubro de 2021, irá realizar-se um Breve Curso de Cerâmicas Romanas que se destina, preferentemente, a profissionais de Arqueologia que trabalhem em meio urbano. O curso, que terá lugar nas instalações da Direção Regional de Cultura do Algarve e do Museu Municipal de Faro, é uma organização do CEAACP - Universidade do Algarve, e da UNIARQ - Universidade de Lisboa, com a colaboração do Museu Municipal de Loulé, do Museu Municipal de Faro e da Direção Regional de Cultura do Algarve.
No dia 1, durante a manhã, o curso terá lugar nas instalações da DRCAlg e na parte da tarde, assim como no dia 2, irá decorrer no Museu de Faro.
É um curso gratuito, com uma componente essencialmente prática, virada para a identificação de cerâmicas romanas. Os formandos, se assim o desejarem, poderão trazer algumas cerâmicas romanas para as sessões para aí treinarem na sua identificação.
Abertura de candidaturas a apoio financeiro extraordinário a projectos de investigação plurianual em Arqueologia 2021 | 19 de setembro
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abre candidaturas a apoio financeiro extraordinário a Projetos de Investigação Plurianual em Arqueologia 2021.
A Direção-Geral do Património Cultural abre candidatura a apoio financeiro extraordinário a Projetos de Investigação Plurianual em Arqueologia (PIPA) no montante total de 200.000€ para a promoção da investigação em arqueologia e destina-se aos projetos de investigação previamente sujeitos a avaliação pelo Painel Nacional de Avaliação, aprovados e em curso, excetuando aqueles que, de acordo com o Regulamento dos Trabalhos Arqueológicos em vigor, foram «previamente sujeitos a avaliação de mérito científico por instituições nacionais com competências na área» (Artº 8º, nº 4, a), do DL 164/201, de 4.11).
DiVaM continua nos Monumentos do Algarve com novas propostas
Um concerto ao entardecer na Fortaleza de Sagres, uma Open Room na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e uma conferência na Ruínas Romanas de Milreu são as propostas do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, o programa Cultural da DRCAlg, para os dias 10, 11 e 12 de setembro.
O ciclo “Amatores in Situ - O Mundo Antigo visto por quem o ama” regressa às Ruínas Romanas de Milreu, para aquela que será a sua 6ª edição. Este é um ciclo de palestras promovido pela Cívis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, com a coordenação de Ana Isabel Soares e João Pedro Bernardes, da FCHS da Universidade do Algarve.
CANCELAMENTOS POR LUTO NACIONAL - PRESIDENTE JORGE SAMPAIO
11, 12 e 13 setembro
Por motivos de luto nacional de três dias, decretado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Primeiro-Ministro António Costa, a Direção Regional de Cultura do Algarve informa que foram canceladas as seguintes atividades do DiVaM:
Dia 11 de setembro - Projeto Em Campo | No Longe | No Perto, - Ermida de Guadalupe
Dia 12 de setembro - "Concertos ao Entardecer” - Fortaleza de Sagres
11 setembro
Encerramento temporário da Ermida de Guadalupe
A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que, para além do habitual encerramento à segunda-feira, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Raposeira, Vila do Bispo, vai estar encerrada, por motivos de força maior, de 15 a 24 e dia 26 de setembro.
Pedimos desculpas pelos incómodos causados.
13 setembro
Música de EVAYA e DIONYSIA na Fortaleza de Sagres e Ruínas de Milreu
O DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve - apresenta, este domingo, 19 de setembro, um concerto ao entardecer com EVAYA, na Fortaleza de Sagres, e os novos Sons do Mediterrâneo do projeto Dionysia, nas Ruínas Romanas de Milreu.
Os “Concertos ao Entardecer” estão de regresso à Fortaleza de Sagres com EVAYA. O concerto, promovido pela Arquente – Associação Cultural, realiza-se já este domingo, pelas 18h00.
Produtora, compositora e cantora portuguesa, Evaya usa elementos pop, combinados com música eletrónica, composta por sons que a rodeiam no dia a dia. A artista tenta dar a mão ao ouvinte, para que este a acompanhe numa viagem, onde aborda temas como a natureza, a guerra, ou a esperança.
A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva/inscrição. Para mais informações e reservas: arquente@gmail.com
DiVaM convida à experimentação com Nova Escola de Sagres e
Sentir o Património de Milreu
A atividade "Arqueólogo por um Dia!", agendada para dia 2 de outubro, nas Ruínas Romanas de Milreu, foi adiada, para data a anunciar brevemente.
Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, a Fortaleza de Sagres e as Ruínas Romanas de Milreu são os palcos do DiVaM, com várias atividades culturais para todas as idades. As propostas para o próximo fim de semana incluem uma palestra, o projeto Nova Escola de Sagres com ateliers práticos, o desafio de ser arqueólogo por um dia, uma experiência científica e sensorial e a apresentação de um vídeo, em torno das vivências e das memórias vivas da antiga casa rural de Milreu.
A Nova Escola de Sagres, nesta que é a sua quinta edição, regressa à Fortaleza de Sagres nos dias 1 e 2 de outubro, um projeto do Centro Ciência Viva de Lagos, destinado aos mais novos e famílias
Este ano, a Nova Escola de Sagres ambiciona olhar para este território, numa perspetiva de valorização do património empírico, envolvendo todas as comunidades que diariamente circulam pela fortaleza, tais como pescadores, guias operadores turísticos, visitantes, praticantes de desportos náuticos, entre outros, numa perspetiva de co-construção e partilha de saberes.
Seminário “Patrimónios a Descobrir. A aula está na rua!”
A Direção Regional de Cultura do Algarve promove no próximo dia 6 de outubro, das 17h30 às 20h30, no auditório da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, o seminário “Patrimónios a Descobrir. A aula está na rua!”, destinado a professores e outros agentes educativos e culturais. A formação a cargo de Graça Lobo, com a colaboração de Conceição Barão e Dulce Margarida, irá abordar, entre outros temas, a história dos monumentos e sugerir estratégias de trabalhos com alunos de vários níveis de ensino.
Este seminário, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2021, subordinadas ao tema: Património Inclusivo e Diversificado, tem como objetivo criar iniciativas locais e nacionais capazes de explorar e expandir o que habitualmente os monumentos oferecem aos visitantes, alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas, ao mesmo tempo que promove a educação para o património junto das escolas, dos professores e de outros agentes educativos e culturais.
Monumentos do Algarve com Horário de Inverno
A Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu já estão a funcionar com o horário de inverno.
A Fortaleza de Sagres está aberta ao público, todos os dias, das 9h30 às 17h00, e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira/Vila do Bispo) encerra à segunda-feira e nos restantes dias está aberta das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. O horário de funcionamento das Ruínas Romanas de Milreu (Estoi) é das 9h00 às 17h00, todos os dias.
Nota: última entrada 30 minutos antes do encerramento
4 outubro
DiVaM leva Sons Intemporais à Fortaleza de Sagres este domingo
A programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – continua, de 8 a 10 de outubro, na Fortaleza de Sagres e nas Ruínas Romanas de Milreu. O encerramento da exposição “Oficinas no Cabo do Mundo”, a conferência dos Amatores In Situ, a oficina de recriação através do desenho e a apresentação do projeto Sons Intemporais são as propostas do programa cultural da DRCAlg.
A exposição fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo”, que está patente ao público, desde dia 10 de agosto, na Fortaleza de Sagres, encerra no dia 8 de outubro, às 15h30. A exposição transitará em seguida para o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, onde ficará até ao final do ano de 2021. O projeto, a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, é promovido pela da Associação In –Loco.
OPEN CALL | RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS | projecto MUNDO FELIZ
Projecto interdisciplinar e participativo criado em contexto de residência artística no Algarve, em Lagos, para a criação de uma instalação performativa a apresentar na Ermida da Guadalupe, no dia 4 de Dezembro.
Mundo Feliz é uma instalação performativa que convida à reflexão sobre o que é um mundo feliz, como pode o ser humano, nas diferentes fases da sua existência, contribuir para criar essa perfeição, interior e exterior. Num momento pós-pandémico em que a vida e a morte fizeram parar o mundo, em que o se tinha por adquirido é posto em causa, momento de refletir e readequar a posição do humano no mundo, na sua relação consigo próprio, com todas as outras formas de vida e existência. Neste espetáculo, queremos incluir a comunidade para celebrar a maravilha que é estarmos juntos, e através da arte, tocar os corações para a consciência da necessidade de uma nova humanidade, que abraça o amor e cria um mundo feliz. Mundo Feliz promove o encontro das diferentes gerações e a sua interação através da reflexão e participação ativa na criação da instalação performativa. É promovida a inclusão da comunidade desde crianças a idosos que, com diferentes contextos de vivência, encontram-se através da arte e da expressão artística. Queremos ouvir o que as diferentes gerações têm para nos dizer e partilhar com o mundo através de diferentes disciplinas, desde a dança, música, teatro, poesia.
Café com Letras debate "O Poder da Música"
"O Poder da Música" é o tema do próximo "Café com Letras", que se realiza esta sexta-feira, dia 15 de outubro, às 18h30, na na Fnac do Fórum Algarve, em Faro.
Os convidados deste primeiro "Café com Letras", após a pausa de verão, são Jorge Santos (Escola Superior de Educação e Comunicação - Universidade do Algarve), Paulo Cunha (EB 2,3 Santo António) e Rui Cabral e Silva (UAlg-FCT / Assoc. Filarmónica de Faro). A moderação é de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.
DiVaM apresenta Res de Roma em Milreu e No Jardim da Dúvida na
Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
As Ruínas Romanas de Milreu e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira/Vila do Bispo) são os próximos palcos do DiVaM, com espetáculos agendados para dias 15 e 16 de outubro. Res de Roma, da Associação Recreativa e Cultural de Músicos, e o encerramento do projeto No Jardim da Dúvida, de O Corvo e a Raposa – Associação Cultural, são as propostas para mais um fim de semana com atividades culturais nos monumentos do Algarve.
Na próxima sexta-feira, dia 15 de outubro, na Ruínas Romanas de Milreu terá lugar a apresentação do projeto Res de Roma, com sessões às 19h30 e às 21h00. Trata-se de um espetáculo multimédia, que potencia uma reflexão sobre a dicotomia “pessoa” versus “mercadoria”, através de uma sátira onde os trabalhadores desgostosos de ROMA, uma empresa de trabalho temporário, onde se vende glamour, sucesso e excelência, sonham ser os seus próprios clientes.
Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura
Dia 22 de outubro foi um dia histórico para a Cultura em Portugal, com a aprovação do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura. Portugal junta-se ao grupo de países da Europa a ter um estatuto dedicado aos profissionais da área da Cultura. Não se trata apenas de um direito dos profissionais deste setor, mas também de uma demanda de toda a sociedade portuguesa.
"O Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura foi aprovado na generalidade a 22 de abril, no Conselho de Ministros dedicado exclusivamente à Cultura. Isto só foi possível porque fizemos um longo e envolvente trabalho, que contou com a participação todas as entidades representativas deste setor e que se traduziu em mais de 80 reuniões e na análise de mais de 70 propostas recebidas em fase de consulta pública. Uma vez mais, agradeço a todas e a todos pelo diálogo, pelo contributo, pelo caminho que nos conduziu até ao dia de hoje. Tratou-se de um processo participativo, sem precedentes e simbólico da importância e da vontade inabalável que este Governo e o setor puseram na aprovação do Estatuto.
Concertos ao Entardecer” levam Luís Severo à Fortaleza de Sagres
O ciclo “Concertos ao Entardecer” de 2021 encerra no próximo domingo, dia 31 de outubro, com o concerto de Luís Severo, às 17h00, na Fortaleza de Sagres, um projeto da Arquente – Associação Cultural integrado no Programa DiVaM.
O jovem cantor e compositor escreve canções de amor, marcadas por metáforas luminosas e histórias do quotidiano, e teve o seu primeiro álbum “Cara d´Anjo” aclamado pela crítica especializada.