• DiVaM 2022

    DiVaM 2022

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Porta do século XVIII já foi colocada no Centro Expositivo de Sagres

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, acompanhadas pela Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, e pelo Diretor da Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Luciano Rafael, estiveram. no dia 26 de novembro, na cerimónia de colocação da primeira peça do Centro Expositivo, na Fortaleza de Sagres, e na assinatura do Plano de Ação Plurianual para a implementação e gestão do centro interpretativo do Ribat da Arrifana, em Aljezur.

Continuar a ler...

Promontório de Sagres celebra 6.º aniversário da atribuição

 da Marca do Património Europeu | ADIADO

 

Por motivo de prevenção, tendo em conta a evolução da pandemia, a DRCAlg informa que a atividade comemorativa do 6.º aniversário da atribuição da Marca Património Europeu ao Promontório de Sagres, agendada para quinta-feira, dia 2 de dezembro, foi adiada para nova data, a anunciar em breve.

 

Na Rosa dos Ventos já está construída a Mandala de Valores, que assinala o aniversário da distinção.

 

A Fortaleza de Sagres está aberta ao público todos os dias, das 09h30 às 17h30.

 

#aculturaésegura

 

30 novembro 2021

Continuar a ler...

CulturEU: Guia em linha sobre o financiamento da UE

A Comissão Europeia lançou, hoje, um novo guia interativo denominado CulturEU que permite identificar oportunidades de financiamento disponíveis ao nível da UE para os setores culturais e criativos.

O CulturEU, balcão único para o financiamento da UE, reúne um total de 75 oportunidades de financiamento de 21 programas da UE diferentes, desde o Europa Criativa e o Horizonte Europa até aos fundos estruturais e ao InvestEU.

O presente guia visa ajudar os parceiros, de todos os tipos e dimensões dos setores culturais e criativos, a navegar no quadro de financiamento da UE e a compreender quais as oportunidades de que dispõem e, em última análise, ajudá-los a aceder mais facilmente ao financiamento da União Europeia.

Continuar a ler...

Promontório de Sagres celebra 6.º aniversário da atribuição

da Marca do Património Europeu

O Promontório de Sagres assinalou hoje, dia 2 de dezembro, o 6.º aniversário da atribuição da Marca do Património Europeu, com a criação de uma Rosa dos Valores instalada na Rosa dos Ventos.

A Marca do Património Europeu distingue a riqueza e complexidade da paisagem cultural associada ao Promontório de Sagres. Designada na Antiguidade de Promunturium Sacrum, e desde há muito associada à presença do Infante Dom Henrique e ao processo de abertura da Europa ao Mundo, esta finisterra integra um conjunto de clusters patrimoniais, de particular relevância à escala europeia.

Continuar a ler...

Jornada “Oportunidades para la innovación cultural en el proyecto

Magallanes_ICC” em Sevilha

A Agência Andaluza de Instituciones Culturales organiza, no âmbito do Projeto Magallanes_ICC, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, a jornada “Oportunidades para la innovación cultural en el proyecto Magallanes_ICC”, que se realiza na sede do Instituto Andaluz do Património (Camino de los Descubrimientos S/N. Isla de la Cartuja), no dia 16 de dezembro de 2021.

Esta jornada, dirigida a empreendedores e organizações do setor creativo-cultural, assim como de outros setores que possam trazer inovação para o mesmo (soluções tecnológicas para projetos culturais, grupos de investigação, universidades, parques tecnológicos, produtos e serviços para a produção e comercialização digital, gestão de direitos de criação digital...) terá como principal objetivo a deteção de oportunidades de participação nas ações do projeto Magallanes_ICC.

Continuar a ler...

“Marca do Património Europeu – Mapa de Valores” e “Viver do Quê? - Memórias orais de uma vida de trabalho” para ver na Fortaleza de Sagres

A Direção Regional de Cultura do Algarve assinala, esta sexta-feira, 10 de dezembro, na Fortaleza de Sagres, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com a atividade “Marca do Património Europeu – Mapa de Valores”. No sábado, também na Fortaleza de Sagres, terá lugar a estreia do documentário “Viver do Quê? - Memórias orais de uma vida de trabalho”, iniciativa que encerra a edição 2021 do DiVaM.

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se comemora a 10 de dezembro, data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano de 1948, a atividade “Marca do Património Europeu – Mapa de Valores” poderá ser visitada, de forma autónoma, durante todo o dia, na sala multiusos da Fortaleza de Sagres.

Continuar a ler...

Orientação DGS - COVID-19: Eventos culturais (interior e exterior)

No dia 1 de dezembro, a  Direção Geral da Saúde divulgou a atualização à Orientação 28/2020, alusiva a "Eventos culturais (interior e exterior)", com especial enfase nas questões que se prendem com o Certificado Digital COVID da EU; Comprovativo de vacinação e Comprovativo de realização laboratorial.

A presente Orientação descreve os pontos importantes na prevenção da transmissão da COVID19 em equipamentos culturais, nomeadamente no que se prende com os Planos de Contingência, Certificados ou testes para acesso a salas de espetáculo ou a espetáculos em recintos, bem como medidas gerais e específicas, podendo ser atualizada sempre que a evidência científica assim o justifique.

Continuar a ler...

Quem foram Agripina Menor, Adriano e Galieno, representados nos três bustos provenientes da villa romana de Milreu, classificados como Tesouro Nacional?


No passado dia 9 de dezembro, o Conselho de Ministros aprovou o decreto de classificação, como conjunto de interesse nacional, com a designação de “tesouro nacional”, dos três bustos imperiais de Agripina Menor, Adriano e Galieno, encontrados na villa Romana de Milreu. Os bustos de Agripina Menor e Adriano estão expostos no Museu de Faro e o de Galieno pertence ao acervo do Museu de Lagos.

Os novos “tesouros nacionais”, de épocas diferentes mas encontrados no mesmo sítio arqueológico, são exemplares extraordinários do melhor que se produzia em termos artísticos durante o período romano na Península Itálica. O seu estudo continua a ser uma fonte de conhecimento sobre o que foi a vivência de uma família de abastados proprietários do extremo sul do território da Lusitânia, que é hoje o Algarve.

Continuar a ler...

PRR Cultura -Dia Aberto

 

No dia 15 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, entre as 10h00 e as 17h30, terá lugar o no Dia Aberto dedicado ao Plano de Recuperação e Resiliência - Componente  Cultura.


O encontro, cuja abertura será feita pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, contará com vários painéis temáticos. A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, irá participar, em representação das quatro Direções Regionais, no terceiro painel, cujo tema é "Requalificação e conservação do Património Cultural".

Continuar a ler...

Diretora Regional de Cultura do Algarve no Grande Auditório da RUA FM

 

No dia em que completou três anos como Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, esteve no programa Grande Auditório, da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve, a falar sobre a cultura na região.

A Dieta Mediterrânica, as novas associações culturais, os programas de apoio da DRCAlg foram alguns dos assuntos abordados pela Diretora Regional.

Para ouvir a entrevista clique aqui.

Continuar a ler...

DGARTES abre Procedimento Simplificado para apoio a projetos de investigação, formação e ações estratégicas de mediação  | candidaturas até 28 janeiro

 

Está aberta, até ao dia 28 de janeiro de 2022, a fase de submissão de candidaturas ao Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, nos domínios da investigação, formação e ações estratégicas de mediação.

Com um montante financeiro global de 480 mil euros, este programa destina-se a apoiar projetos nas áreas de artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar.

Promover a diversidade e qualificação dos profissionais das artes, assim como a participação e qualificação das comunidades e dos públicos na cultura em diversos domínios da atividade artística, valorizar a pesquisa e experimentação artísticas, fomentar a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas e articular as artes com outras áreas setoriais estão entre os principais objetivos artísticos e de interesse público cultural desta linha de financiamento.

Continuar a ler...

APOIO EM PARCERIA ARTE E ENVELHECIMENTO ATIVO 

CANDIDATURAS ABERTAS  até 28 de janeiro 2022

As candidaturas para o concurso do Apoio em Parceria Arte e Envelhecimento Ativo, que resulta de um acordo de parceria recentemente celebrado entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) decorrem até dia 28 de janeiro de 2022.

Com uma dotação financeira de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), este concurso pretende contribuir, através das artes, para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.

Podem candidatar-se projetos nos domínios da criação, da programação, da investigação e ações estratégicas de mediação que envolvam a população idosa, incentivando-a a participar ativamente na criação e fruição das artes. São elegíveis projetos nas áreas das artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes visuais (artes plásticas, design e fotografia), artes de rua e cruzamento disciplinar. 

Continuar a ler...

Encerramento dos Monumentos a 31 de dezembro

Fortaleza de Sagres | Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Ruínas Romanas de Milreu

Por despacho da Senhora Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, os monumentos do Algarve afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve - Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu - vão estar encerrados ao público no próximo dia 31 de dezembro.

Continuar a ler...

Estatuto dos Profissionais da Cultura

No dia 1 de janeiro de 2022 entrou em vigor o Estatuto para os Profissionais da Cultura.

Esteja atento ao processo de registo e tenha acesso a benefícios de proteção social e regimes contributivos especiais.

Saiba mais aqui.

#cuidarte é estatuto

Continuar a ler...

Registo dos Profissionais da Área da Cultura


Foi publicada a Portaria n.º 29-B/2022, de 11 de janeiro que regulamenta o procedimento de registo dos profissionais da área da cultura (RPAC).

Para efeitos de inscrição no RPAC aceda aqui

Consulte:

FAQ’s

Instruções de preenchimento do formulário RPAC

Continuar a ler...