• DiVaM 2022

    DiVaM 2022

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Convite à participação na Bienal Internacional de Artes Infantis do Cairo

Candidaturas até 10 março

Portugal foi convidado pelo Governo do Egito a participar na segunda edição da Bienal Internacional de Artes Infantis do Cairo, programada para a segunda quinzena do mês de maio de 2022, com o título “Imagem do meu país”. É pretendido que as crianças apresentem, até dia 10 de março de 2022, um trabalho de sua criatividade, representando uma imagem de Portugal, de que gostem e que queiram mostrar aos seus parceiros de outros países.

Continuar a ler...

Estatuto dos Profissionais da Cultura

O subsídio de suspensão de atividade é atribuído até 6 meses, sendo que para os profissionais com 7 ou mais anos de descontos e 55 ou mais anos de idade, o subsídio pode ser atribuído até 1 ano.

Saiba mais em www.estatutocultura.pt

 

Continuar a ler...

Segunda edição da PARTIS & Art for Change 

Candidaturas até 17 fevereiro 2022


A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação "la Caixa" lançaram a segunda edição da PARTIS & Art for Change, uma iniciativa que destina 1 milhão de euros ao financiamento de projetos de arte participativa, que juntam artistas profissionais e não profissionais.


Serão apoiados até um máximo de 25 mil euros/ano os mais inovadores projetos artísticos com impacto social, nas áreas das artes performativas, plásticas ou audiovisuais.

Continuar a ler...

Residência Internacional para Criadoras/es de Teatro 

Candidaturas até 1 de março 2022


O Camões – Centro Cultural Português em Paris, o Teatro Nacional D. Maria II , e o Centro Cultural Irlandês de Paris associam-se para a realização de uma residência internacional para criadoras/es de teatro, promovida pelo Abbey Theatre, e que terá lugar em Paris, durante o mês de outubro de 2022.

Esta residência internacional destina-se a quatro criadoras/es de teatro, oriundas/os de Portugal, Irlanda, Grécia e Lituânia, e pretende apoiar o desenvolvimento da prática teatral em contexto internacional.

Continuar a ler...

Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

encerradas a 22 de janeiro

A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que a Fortaleza de Sagres e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe encerram ao público no dia 22 de janeiro, sábado, por ocasião do feriado municipal de Vila do Bispo.

Continuar a ler...

Os Corvos e a Rosa dos ventos

A DRCAlg assinala o Dia de São Vicente, 22 de janeiro, com a partilha de um conto da autoria
de Maria Raquel Roxo, escrito no âmbito da Marca Património Europeu.

Os corvos - aves negras que simbolizam a vida e a morte, a luz e a escuridão, mas também a sabedoria, a astúcia, a renovação e a metamorfose. Diz-se também que são aves de vocação apocalíptica e que têm o poder de retirar e de conceder a visão. Desde há muito estão associadas ao imaginário deste lugar, o Promontório de Sagres.

Este é um diálogo entre dois corvos, um corvinho ainda novo e uma anciã fêmea. Estão nas muralhas da Fortaleza de Sagres e olham para a praça de armas, para a Rosa dos ventos, e para as pessoas que por ali deambulam, apesar do vento forte que as impede de avançar...

  • (Corvinho) Nunca ninguém lá entra!! Ali, naquele círculo enorme! Tão grande, quase como o Sol. Deve ser um sol sagrado...
  •  (Anciã)  O que tu chamas de sol sagrado, os homens chamam de rosa dos ventos.

Continuar a ler...

Curso de formação de audiodescritores | inscrições até 31 janeiro

A Acesso Cultura, com o apoio a Direção Regional de Cultura do Algarve, promove a partir do próximo mês de março, um Curso de Formação de Audiodescritores, a realizar no Funchal e em Lisboa. As candidaturas decorrem até dia 31 de janeiro.

Em outubro 2021, a Acesso Cultura apresentou uma pequena Rede de Teatros com Programação Acessível. Envolve cinco teatros nas cidades de Viana do Castelo, Guimarães, Guarda, Loulé e Funchal. O seu principal objectivo é alargar a oferta de programação teatral acessível fora de Lisboa e Porto.

Continuar a ler...

Estatuto dos Profissionais da Cultura

Todos os profissionais do setor da cultura poderão beneficiar do Estatuto caso se encontrem há mais de 1 mês sem atividade profissional.

Saiba como registar-se em www.estatutocultura.pt

#cuidarte é estatuto

Continuar a ler...

Marca do Património Europeu
 Na Europa Global, que valores importa promover, hoje, mais do que nunca?


A Marca do Património Europeu dá destaque a sítios patrimoniais que representam marcos simbólicos da construção da Europa e da União Europeia, mas também VALORES, de Cidadania, de Democracia e de Direitos Humanos.


Em Portugal, foram distinguidos até ao momento, 4 sítios com esta marca, um deles aqui bem perto de nós, em território algarvio: o Promontório de Sagres.

Continuar a ler...

Café com Letras "Arte Urbana"

A próxima sessão, da rubrica mensal, "Café com Letras" será dedicada à “Arte Urbana” e irá realizar-se no dia 10 de fevereiro, pelas 18h30, na Fnac do Forum Algarve, em Faro.

Os convidados são Alexandre Barata - Xana (UAlg) e Nuno Pereira (LAC), com a moderação de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Fnac.

Continuar a ler...

Nota de Pesar - Júlio Conrado

 

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte do escritor e crítico literário de Júlio Conrado (1936-2022).


Natural de Olhão, Júlio Conrado publicou o seu primeiro livro (contos) em 1963 e o primeiro ensaio literário na imprensa de âmbito nacional em 1965 (Diário de Lisboa).


Durante vários anos assegurou o balanço literário no jornal O Século. Exerceu crítica literária na Vida Mundial, no Diário Popular, no Jornal de Letras e na revista Colóquio Letras. Após a aposentação, foi convidado para colaborar, como director executivo, na Fundação D. Luís I, onde coordenou a revista de cultura e pensamento Boca do Inferno.

Continuar a ler...

A Fortaleza de Sagres está em exposição em Milreu

A exposição fotográfica "Oficinas no cabo do Mundo" leva a Fortaleza de Sagres às Ruínas Romanas de Milreu, até ao próximo dia 28 de fevereiro.

Esta exposição é o resultado de um Projeto que envolveu jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e seniores residentes na freguesia de Alte por si convidados a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.

Continuar a ler...

Acesso Cultura regressa a Faro para debater

“Os nossos valores: nem tidos nem achados?”

Os debates Acesso Cultura regressam a Faro ao formato presencial, mais uma vez com a colaboração da DRCAlg. O encontro será no dia 15 de fevereiro, às 18h30, com o tema “Os nossos valores: nem tidos nem achados?”

A sessão realiza-se no Teatro das Figuras, com as convidadas Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, Carolina Santos, da Mákina de Cena, Daniela Garcia, do projeto Open Studios Faro, e a moderação de João de Brito, ator, encenador e diretor artístico do Lama Teatro.

Continuar a ler...

Publicada a Estratégia Nacional de Promoção da Acessibilidade e Inclusão

dos Museus, Monumentos e Palácios 2021-2025

Foi hoje publicada a Estratégia Nacional de Promoção da Acessibilidade e Inclusão dos Museus, Monumentos e Palácios 2021-2025 (EPAI) na dependência da Direção-Geral do Património Cultural e das quatro Direções Regionais de Cultura. O documento agora aprovado resulta de um trabalho conjunto desenvolvido com a Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

O Despacho, publicado em Diário da República e assinado pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, integra os contributos remetidos pelas diversas entidades consultadas desde 2021, e traduz a importância de o património da responsabilidade da Administração Pública dispor de um instrumento estruturador para uma maior promoção da acessibilidade e inclusão de todas as pessoas.

Continuar a ler...

Consulta Pública: Projeto de Classificação da Fabrica do Inglês, em Silves

 

Está a decorrer o período de consulta pública do projeto de decisão relativo à classificação como monumento de interesse público (MIP) da Fábrica do Inglês, incluindo os jardins e o património móvel integrado, nomeadamente o do Museu de Cortiça, em Silves.

Consulte o Anúncio n.º 22/2022, publicado em Diário da República n.º 29/2022, Série II de 2022-02-10

Continuar a ler...