DGARTES abre Procedimento Simplificado para apoio a projetos de investigação, formação e ações estratégicas de mediação | candidaturas até 28 janeiro
Está aberta, até ao dia 28 de janeiro de 2022, a fase de submissão de candidaturas ao Programa de Apoio a Projetos - Procedimento Simplificado, nos domínios da investigação, formação e ações estratégicas de mediação.
Com um montante financeiro global de 480 mil euros, este programa destina-se a apoiar projetos nas áreas de artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar.
Promover a diversidade e qualificação dos profissionais das artes, assim como a participação e qualificação das comunidades e dos públicos na cultura em diversos domínios da atividade artística, valorizar a pesquisa e experimentação artísticas, fomentar a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas e articular as artes com outras áreas setoriais estão entre os principais objetivos artísticos e de interesse público cultural desta linha de financiamento.
APOIO EM PARCERIA ARTE E ENVELHECIMENTO ATIVO
CANDIDATURAS ABERTAS até 28 de janeiro 2022
As candidaturas para o concurso do Apoio em Parceria Arte e Envelhecimento Ativo, que resulta de um acordo de parceria recentemente celebrado entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) decorrem até dia 28 de janeiro de 2022.
Com uma dotação financeira de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), este concurso pretende contribuir, através das artes, para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.
Podem candidatar-se projetos nos domínios da criação, da programação, da investigação e ações estratégicas de mediação que envolvam a população idosa, incentivando-a a participar ativamente na criação e fruição das artes. São elegíveis projetos nas áreas das artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes visuais (artes plásticas, design e fotografia), artes de rua e cruzamento disciplinar.
Encerramento dos Monumentos a 31 de dezembro
Fortaleza de Sagres | Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Ruínas Romanas de Milreu
Por despacho da Senhora Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, os monumentos do Algarve afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve - Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu - vão estar encerrados ao público no próximo dia 31 de dezembro.
Estatuto dos Profissionais da Cultura
No dia 1 de janeiro de 2022 entrou em vigor o Estatuto para os Profissionais da Cultura.
Esteja atento ao processo de registo e tenha acesso a benefícios de proteção social e regimes contributivos especiais.
Saiba mais aqui.
#cuidarte é estatuto
Registo dos Profissionais da Área da Cultura
Foi publicada a Portaria n.º 29-B/2022, de 11 de janeiro que regulamenta o procedimento de registo dos profissionais da área da cultura (RPAC).
Para efeitos de inscrição no RPAC aceda aqui
Consulte:
Convite à participação na Bienal Internacional de Artes Infantis do Cairo
Candidaturas até 10 março
Portugal foi convidado pelo Governo do Egito a participar na segunda edição da Bienal Internacional de Artes Infantis do Cairo, programada para a segunda quinzena do mês de maio de 2022, com o título “Imagem do meu país”. É pretendido que as crianças apresentem, até dia 10 de março de 2022, um trabalho de sua criatividade, representando uma imagem de Portugal, de que gostem e que queiram mostrar aos seus parceiros de outros países.
Estatuto dos Profissionais da Cultura
O subsídio de suspensão de atividade é atribuído até 6 meses, sendo que para os profissionais com 7 ou mais anos de descontos e 55 ou mais anos de idade, o subsídio pode ser atribuído até 1 ano.
Saiba mais em www.estatutocultura.pt
Segunda edição da PARTIS & Art for Change
Candidaturas até 17 fevereiro 2022
A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação "la Caixa" lançaram a segunda edição da PARTIS & Art for Change, uma iniciativa que destina 1 milhão de euros ao financiamento de projetos de arte participativa, que juntam artistas profissionais e não profissionais.
Serão apoiados até um máximo de 25 mil euros/ano os mais inovadores projetos artísticos com impacto social, nas áreas das artes performativas, plásticas ou audiovisuais.
Residência Internacional para Criadoras/es de Teatro
Candidaturas até 1 de março 2022
O Camões – Centro Cultural Português em Paris, o Teatro Nacional D. Maria II , e o Centro Cultural Irlandês de Paris associam-se para a realização de uma residência internacional para criadoras/es de teatro, promovida pelo Abbey Theatre, e que terá lugar em Paris, durante o mês de outubro de 2022.
Esta residência internacional destina-se a quatro criadoras/es de teatro, oriundas/os de Portugal, Irlanda, Grécia e Lituânia, e pretende apoiar o desenvolvimento da prática teatral em contexto internacional.
Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe
encerradas a 22 de janeiro
A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que a Fortaleza de Sagres e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe encerram ao público no dia 22 de janeiro, sábado, por ocasião do feriado municipal de Vila do Bispo.
Os Corvos e a Rosa dos ventos
A DRCAlg assinala o Dia de São Vicente, 22 de janeiro, com a partilha de um conto da autoria
de Maria Raquel Roxo, escrito no âmbito da Marca Património Europeu.
Os corvos - aves negras que simbolizam a vida e a morte, a luz e a escuridão, mas também a sabedoria, a astúcia, a renovação e a metamorfose. Diz-se também que são aves de vocação apocalíptica e que têm o poder de retirar e de conceder a visão. Desde há muito estão associadas ao imaginário deste lugar, o Promontório de Sagres.
Este é um diálogo entre dois corvos, um corvinho ainda novo e uma anciã fêmea. Estão nas muralhas da Fortaleza de Sagres e olham para a praça de armas, para a Rosa dos ventos, e para as pessoas que por ali deambulam, apesar do vento forte que as impede de avançar...
- (Corvinho) Nunca ninguém lá entra!! Ali, naquele círculo enorme! Tão grande, quase como o Sol. Deve ser um sol sagrado...
- (Anciã) O que tu chamas de sol sagrado, os homens chamam de rosa dos ventos.
Curso de formação de audiodescritores | inscrições até 31 janeiro
A Acesso Cultura, com o apoio a Direção Regional de Cultura do Algarve, promove a partir do próximo mês de março, um Curso de Formação de Audiodescritores, a realizar no Funchal e em Lisboa. As candidaturas decorrem até dia 31 de janeiro.
Em outubro 2021, a Acesso Cultura apresentou uma pequena Rede de Teatros com Programação Acessível. Envolve cinco teatros nas cidades de Viana do Castelo, Guimarães, Guarda, Loulé e Funchal. O seu principal objectivo é alargar a oferta de programação teatral acessível fora de Lisboa e Porto.
Estatuto dos Profissionais da Cultura
Todos os profissionais do setor da cultura poderão beneficiar do Estatuto caso se encontrem há mais de 1 mês sem atividade profissional.
Saiba como registar-se em www.estatutocultura.pt
#cuidarte é estatuto
Marca do Património Europeu
Na Europa Global, que valores importa promover, hoje, mais do que nunca?
A Marca do Património Europeu dá destaque a sítios patrimoniais que representam marcos simbólicos da construção da Europa e da União Europeia, mas também VALORES, de Cidadania, de Democracia e de Direitos Humanos.
Em Portugal, foram distinguidos até ao momento, 4 sítios com esta marca, um deles aqui bem perto de nós, em território algarvio: o Promontório de Sagres.
Café com Letras "Arte Urbana"
A próxima sessão, da rubrica mensal, "Café com Letras" será dedicada à “Arte Urbana” e irá realizar-se no dia 10 de fevereiro, pelas 18h30, na Fnac do Forum Algarve, em Faro.
Os convidados são Alexandre Barata - Xana (UAlg) e Nuno Pereira (LAC), com a moderação de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.
O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Fnac.