• "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Webinar: o Estatuto dos Profissionais da Cultura

No dia 23 de fevereiro, das 9h30 às 11h00, decorrerá o Webinar: o Estatuto dos Profissionais da Cultura, dinamizado pelo PRA - Raposo, Sá Miranda & Associados Sociedade de Advogados, SP.

No presente Webinar serão analisados, entre outros, o regime laboral e fiscal, assim como a realidade portuguesa em cinema, televisão e música dos profissionais da cultura.

Continuar a ler...

A Magazine é a nova revista sobre Arte, Cultura e Património no Algarve, Alentejo e Andaluzia

Esta publicação foi um dos 10 projetos selecionados ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo, promovido e organizado pela Universidade de Évora através do ArteriaLab e financiado pelo Interreg – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do projeto Magallanes_icc e tem como objetivo captar ideias no setor cultural e criativo.

Neste primeiro número fique a conhecer as  histórias do Cão de Água Português, do Morgado do Quintão e algumas peças da Palmas Douradas.

A revista está disponível aqui.

Continuar a ler...

Concerto Solidário da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio

A Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio promove, no dia 5 de março, sexta-feira, pelas 21h00, na Igreja de S. Sebastião, um concerto solidário.

A iniciativa tem como objetivo a recolha de bens alimentares para as famílias residentes nas paróquias do concelho de Lagos.

Ao público é pedido a contribuição de um bem alimentar não perecível.

A entrada é gratuita.

Continuar a ler...

Open call internacional para residências artísticas | Antuérpia (Bélgica) – Chemnitz (Alemanha) – Faro | Candidaturas abertas até dia 16 de março de 2022

A Câmara Municipal de Faro é o líder de um projeto europeu denominado European Creative Rooftop Network (Rede de Açoteias Criativas). Trata-se de um programa de 4 anos com múltiplas ações e que conta com o apoio e financiamento do programa Europa Criativa.

No âmbito de uma das atividades deste projeto foi lançada uma chamada aberta (open call) que procura artistas profissionais ou amadores que vivem / trabalham no concelho e que gostariam de participar numa residência artística nas cidades parceiras de Antuérpia (Bélgica) e Chemnitz (Alemanha).

Os temas da residência artística são em torno das temáticas da sustentabilidade, em contexto urbano, vinculada ao envolvimento das comunidades locais e vão decorrer nas cidades de Antuérpia e Chemnitz.

Continuar a ler...

Conferência “Levantar Ferro! Manter o Rumo!”

O projecto muSEAum promove a 3ª conferência “Levantar Ferro! Manter o Rumo!”, no dia 29 de abril, em formato híbrido, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e online, através da plataforma zoom.

"A conferência contará com duas key note speakers de renome. Kirstin Drotner, da Universidade do Sul da Dinamarca, irá abordar temas como novos processos de envolver recursos da cidadania como catalisadores de inovação nos museus, design de cidadania cultural e colaboração de diversas culturas profissionais e académicas. Lily Dìaz-Kommonen, da Universidade Aalto, Finlândia. dissertará sobre a identificação dos pontos de ação na cadeia de valor do museu e como as TIC podem gerar ganhos nas operações, entre eles, tecnologias e processos para exibição e preservação, espaços híbridos digitais para promover acesso à exibição, troca de informação e experiência de visitante e planeamento para o futuro.

Continuar a ler...

No Dia Internacional da Mulher participe no debate “WOMEN CREATE VALUE”

A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, o Programa INCoDe.2030 e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, organizam no Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o debate WOMEN CREATE VALUE.

Para além de dar a conhecer o trabalho de vanguarda de mulheres cientistas e investigadoras, este debate pretende também discutir e refletir a forma como as entidades empregadoras estão a potenciar a participação das mulheres no setor tecnológico

Continuar a ler...

Sessão de Esclarecimento: Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

O Ministério da Cultura e a Direção Regional da Cultura do Algarve promovem uma sessão de esclarecimento sobre o Estatuto dos Profissionais da Cultura (RPAC), no próximo dia 25 de março, sexta-feira, entre as 14h3o e as 17h30, no auditório do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), em Faro.


O Estatuto é um regime jurídico que estabelece regras especiais para os profissionais da área da cultura relativas a: registo dos profissionais da área da cultura; regime laboral e de prestação de serviços; regime de proteção social.

Continuar a ler...

Jornada sobre “Propiedad Intelectual para creativos" em Sevilha

No âmbito do projeto Magallanes_ICC, a Agencia Andaluza de Instituciones Culturales promove, nos dias 22 e 23 de março, na sala B do Teatro Central (C/ José Gálvez 6, Isla de la Cartuja), em Sevilha, as jornadas “Propiedad Intelectual para creativos”.

Dirigidas a profissionais e empreendedores culturais, bem como a promotores de projetos tecnológicos do setor criativo-cultural, as jornadas têm como principal objetivo a sensibilização sobre a proteção dos seus direitos como autores.

Continuar a ler...

Prémios APOM 2022  | Candidaturas prolongadas até dia 14 de março

A  Associação Portuguesa de Museologia prolongou o prazo de submissão de candidaturas ao prémio APOM 2022, até dia 14 de março.

Os Prémios APOM visam realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.

Continuar a ler...

Mulheres Criadoras de Cultura no Algarve

A Direção Regional de Cultura do Algarve agradece e homenageia as centenas de “Mulheres Criadoras ne Cultura no Algarve” que, em 2021, participaram ativamente nos projetos culturais objetos de apoio: DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, PAACA – Programa de Apoio à Ação Cultural e Apoio à Edição.

Neste Dia Internacional da Mulher, em que se celebra a sua luta pela igualdade, mas também o seu papel na sociedade, damos a conhecer o nome de algumas mulheres que contribuíram para que a CULTURA fosse uma realidade no Algarve. Todas, sem exceção, foram fundamentais para que o sonho e o processo criativo se concretizassem e fossem ao encontro do público. Das grandes às pequenas salas, do litoral ao barrocal, de barlavento a sotavento, das letras às artes visuais, as mulheres do Algarve empenharam-se e deram o melhor de si para o bem de todos.

Continuar a ler...

Candidaturas ao Prémio Literário Natália Correia abertas até 31 de março

A Câmara Municipal de Ponta Delgada lançou a II edição do Prémio Literário Natália Correia, ao qual podem candidatar-se autores de todas as nacionalidades com obras originais e inéditas em Língua Portuguesa. Este ano, o género literário a submeter ao prémio é a narrativa/conto. As obras serão avaliadas por um júri constituído para o efeito.


O Prémio Literário Natália Correia surgiu para distinguir, alternadamente, a criação poética e literária de autores com obras originais e inéditas redigidas em Língua Portuguesa.

Ao vencedor do Prémio Literário, é atribuído um prémio com o valor pecuniário de 7.500 euros e a publicação da obra vencedora.

Continuar a ler...

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura | Inscrições até 23 março

É necessária inscrição prévia para a sessão de esclarecimento sobre o Estatuto dos Profissionais da Cultura (RPAC), que se realiza no próximo dia 25 março, sexta-feira, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), em Faro.

A capacidade da sessão está limitada à lotação da sala e as inscrições deverão ser enviadas para  comunicacao@cultalg.gov.pt até dia 23 de março, indicando nome completo, contacto telefónico, profissão/entidade que irá representar ou na qual trabalha.

Continuar a ler...

Café com Letras apresenta "O Olhar de duas mulheres sobre as práticas culturais dos portugueses"

A próxima sessão do "Café com Letras" realiza-se está sexta-feira, dia 18 de março, às 18h30, na Fnac do Fórum Algarve, em Faro, e será dedicado ao tema "O Olhar de duas mulheres sobre as práticas culturais dos portugueses". Mirian Tavares (UAlg-CIAC) e Dália Paulo (CM Loulé) são as convidadas desta sessão. A moderação está a cargo de Anabela Afonso, Chefe de Divisão de Promoção e Dinamização Cultural, da DRCAlg.

Consulte o estudo sobre as práticas culturais dos portugueses aqui.

O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Fnac. Conta com o apoio da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.

Continuar a ler...

NOVA DATA: 21 MARÇO - Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

A DRCAlg Informa que, por motivos que lhe são alheios, a sessão de esclarecimentos sobre o novo Estatuto dos Profissionais da Cultura, que estava agendada para dia 25 de março, teve que ser antecipada para o próximo dia 21 de março (segunda-feira), mantendo-se o mesmo horário (entre as 14h30 e as 17h30), e o mesmo local: Auditório do IPDJ, em Faro.

A capacidade da sessão está limitada à lotação da sala e as inscrições deverão ser enviadas para  comunicacao@cultalg.gov.pt até, às 14h00, de dia 18 de março, indicando nome completo, contacto telefónico, profissão/entidade que irá representar ou na qual trabalha.

Continuar a ler...

Nota de Pesar Gastão Cruz


A Diretora Regional de Cultura, Adriana Freire Nogueira, manifesta o seu pesar pelo falecimento do poeta Gastão Cruz.
Este farense, que levou o Algarve consigo e a todos, através da sua poesia, deixou-nos no dia de hoje, aos 80 anos.

A sua participação no que foi o encontro de vozes poéticas na publicação “Poesia 61” marcou a literatura portuguesa.
Gastão Cruz foi também um pensador sobre o fazer poético, foi crítico literário, tradutor, tendo estado envolvido ainda nas artes cénicas, encenando, adaptando, traduzindo peças de teatro.
Ao longo da vida, foi reconhecido, através de vários prémios e distinções.

Continuar a ler...