• "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

17 500 dias em Democracia celebrados na Escola João de Deis em Faro

Amanhã, dia 24 de março, cumprem-se 17.500 dias em Democracia. Mais um dia do que os vividos em ditadura durante o Estado novo.

Para assinalar este importante marco da democracia portuguesa, a Direção Regional de Cultura do Algarve, em conjunto com várias escolas da região, promove a iniciativa 17.500 dias em Democracia, no auditório da Escola Secundária João de Deus, em Faro, no dia 24 de março, das 10h30 às 12h30.

Do programa do evento constam as intervenções da Elisabete Rodrigues (A censura no Estado Novo), Luís Villas Boas (A Guerra Colonial/o movimento dos Capitães de Abril), Carlos Albino (a madrugada da Revolução) e Liliana Palhinha (a prisão política), intercaladas com breves apontamentos temáticos apresentados pelos alunos.

Continuar a ler...

Rota Literária do Algarve - Direitos de Autor

Está disponível, para consulta pública, o Edital n.º 1/2022 - DRCAlg, que notifica os autores ou seus herdeiros, que poderão, querendo, no prazo de 10 dias úteis, exercer os direitos de autor, junto desta Direção Regional, no âmbito da Rota Literária do Algarve, projeto do Orçamento Participativo de Portugal 2018,

Consulte o Edital n.º 1/2022 - DRCAlg

Continuar a ler...

17 500 dias em Democracia celebrados na Escola

A Direção Regional de Cultura do Algarve, com o apoio da DGEstE-DSR Algarve e várias escolas da região, promoveu, na manhã de ontem, dia 24, na Escola Secundária João de Deus, em Faro, a iniciativa “17 500 dias em Democracia”. Celebrar o dia em que se assinala mais um dia do que os vividos em ditadura durante o Estado Novo, e recordar o que custou a liberdade foram os grandes objetivos da sessão.

A canção “Os Homens que vão à Guerra”, de Fernando Lopes Graça, interpretada pelo coro dos alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta, Portimão, deu início a uma sessão recheada de momentos culturais e de partilha de testemunhos de quem viveu e lutou pela liberdade. Os alunos do curso profissional de intérprete de dança contemporânea, da Escola Tomás Cabreira, apresentaram uma coreografia criada para este dia. Na ocasião, foi também exibido um filme realizado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Continuar a ler...

Filmar em Portugal: Licenças e Autorizações

A Portugal Film Commission promove no próximo dia 7 de abril, pelas 14h30 (via ZOOM), uma sessão sobre Licenças e Autorizações, digirida  aos profissionais do cinema e audiovisual.

Organizada numa perspetiva de capacitação do setor, esta sessão tem como objetivos dotar os profissionais do cinema e audiovisual do conhecimento necessário à facilitação dos processos de filmagens no que toca às licenças e autorizações, e reforçar, consequentemente, o papel da PFC enquanto responsável pela divulgação dos procedimentos e mediação entre produtoras e entidades.

Continuar a ler...

Workshop “A História do Algarve e a Primeira Globalização – O Estado da Questão”
31 março || Via Zoom

No âmbito da componente de Investigação Histórica do projeto Magallanes_ICC, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, que tem a participação da Direção Regional de Cultura do Algarve, irá realizar-se no próximo dia 31 de março de 2022 um workshop sobre «A História do Algarve e a Primeira Globalização» com a participação de oito historiadores que têm desenvolvido  investigação nesta área do conhecimento.

Continuar a ler...

Dia Mundial do Teatro

Celebra-se hoje, dia 27 de março, o Dia Internacional do Teatro. Como é já habitual, este é o dia em que o Instituto Internacional do Teatro ITI - Organização Mundial para as Artes Performativas divulga a Mensagem Internacional do Dia Mundial do Teatro, que este ano é da autoria do conhecido encenador Peter Sellars (Estados Unidos), e traduzida para português por Ricardo Simões (do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana).


Num mundo em permanente sobressalto, o Teatro, assim como todas as artes, tem um papel fundamental. Partilhamos um pequeno excerto da mensagem deste ano, que nos lembra isso mesmo “O teatro é a criação na terra de um espaço de igualdade entre humanos, deuses, plantas, animais, horas de chuva, lágrimas e regeneração. O espaço de igualdade e audição profunda é iluminado pela beleza escondida, mantida viva numa interação profunda de perigo, equanimidade, sabedoria, ação e paciência”.

Continuar a ler...

Cátedra Lídia Jorge na Universidade de Massachusetts Amherst
 

A Direção Regional de Cultura do Algarve congratula-se com mais uma expressão de reconhecimento internacional da escritora Lídia Jorge, com a inauguração de mais uma cátedra com o seu nome, desta vez, na Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos da América, e saúda a autora.


Em 2020, a Universidade de Genebra criou a primeira cátedra com o seu nome, tendo organizado um primeiro colóquio inaugural, intitulado “O poder da imagem na obra de Lídia Jorge”, a 15 e 16 de Setembro de 2021.

Enquanto o dia de amanhã não nos traz as suas palavras, deixamos aqui as que proferiu naquele dia, na sua belíssima intervenção reflexiva, “As novas constelações” (a totalidade pode ser lida aqui).

Continuar a ler...

O Dia Internacional do Cigano  e o Campo Westerbork

No dia 8 de abril, a Direção Regional de Cultura assinala o Dia Internacional do Cigano, ao mesmo tempo que dá a conhecer um sítio distinguido com a Marca do Património Europeu, o Campo Westerbork, situado na Holanda.


O Dia Internacional do Cigano foi instituído pela Organização das Nações Unidas, tendo sido escolhido o dia 8 de abril, pois foi nesse mesmo dia do ano de 1971 que decorreu o 1º Congresso Mundial Roma/Cigano, em Londres. Este dia pretende comemorar e reconhecer a riqueza da história e da cultura deste povo nómada, a maior minoria étnica da Europa e ainda uma das que mais sofre de descriminação.

Continuar a ler...

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com entrada gratuita nos Monumentos

Fortaleza de Sagres | Ermida de Guadalupe | Milreu

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, a entrada dos monumentos do Algarve: Fortaleza de Sagres, Ermida de Nª Sr.ª de Guadalupe e Romanas de Milreu é gratuita.

O tema deste ano é "PATRIMÓNIO E CLIMA e pretende perspetivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural, que tem vindo a sofrer, em maior ou menor grau, os efeitos do aquecimento global, da alteração de ecossistemas envolventes, de situações de seca extrema ou de exposição à subida das águas, mas também reconhecer o seu papel  enquanto agente na construção de uma acção climática inclusiva, transformadora e justa.

Continuar a ler...

Nota de Pesar Joaquim Vairinhos (1944-2022)

 

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte do professor Joaquim Vairinhos (1944-2022).

 Natural de Loulé, Joaquim Vairinhos foi professor, coordenador pedagógico distrital, coordenador Concelhio de Educação Física, em Loulé, inspetor orientador do Ministério da Educação, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, eurodeputado e escritor.

 Com uma forte ligação ao seu concelho e à região, Joaquim Vairinhos foi um dos fundadores da Casa da Cultura de Loulé, do Clube de Ténis e do Rugby Clube.

Continuar a ler...

“Semana do Livro e da Terra” na Fortaleza de Sagres

 

A Direção Regional de Cultura do Algarve promove, de 18 a 25 de abril, a “Semana do Livro e da Terra”, na Fortaleza de Sagres, uma iniciativa que também se estende à Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe. No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, terá lugar uma visita a Milreu com o tema “O Sujo e o Limpo nas Ruínas Romanas de Milreu”.

O evento terá início no dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Património e Clima”, com a abertura de uma Mostra de Artesãos, certame promovido pelas Juntas de Freguesia de Sagres, de Vila do Bispo e Raposeira, e de Budens. A mostra de produtos locais e artesanais terá lugar na sala multiusos da Fortaleza de Sagres, e tem a hora de abertura marcada para as 15h00. Esta iniciativa prolonga-se até ao dia 25 de abril, com o seguinte horário: das 10h às 17h30.

Continuar a ler...

Visita do Embaixador de Portugal em Madrid as obras do Centro Magalhães para o Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas, em Sevilha

 

O Embaixador de Portugal em Madrid, João Mira Gomes, visitou no dia 30 de março, acompanhado pelo Alacide de Sevilha, António Muñoz (PSOE), as obras do Centro Magalhães para o Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas nesta cidade, que deverá ser parcialmente inaugurado em 2023.

O Centro Magalhães é um projeto luso-espanhol financiado pelo FEDER, o mais volumoso do atual POCTEP, com um orçamento de 27,3 m EUR. Na prática, cerca de20 m EUR estão dedicados às obras de recuperação da Real Fábrica de Artilharia de Sevilha, um edifício histórico, pré-industrial, de cerca de 22 mil metros quadrados, perto do centro de Sevilha. O projeto prevê pólos no Algarve e no Alentejo, mas de muito menor dimensão. Do lado português, o principal financiamento tem origem n aUniversidade de Évora (500 mil euros de fundos próprios + 1,6 m EUR FEDER) e na DR Cultura Alentejo (600 mil euros de fundos próprios + 1,95 m EUR FEDER).

Continuar a ler...

Mais um debate Acesso Cultura em Faro, para discutir A cultura e as "guerras"

A cultura e as "guerras" é o tema do próximo debate da Acesso Cultura, que terá lugar no Museu Municipal de Faro, no dia 19 de abril, às 18h30. A moderação está a cargo de Andreia Fidalgo, historiadora e docente da Universidade do Algarve, e os convidados serão Paulo Silva, programador do Cineteatro Louletano, Salvador Santos, escritor e editor da "Sul Sol e Sal", e Ana Sofia Martins, coordenadora de projetos, formadora, consultora e responsável pela componente da participação da candidatura de Faro a CEC 2027.

O debate de abril pretende ser um momento de reflexão sobre o papel das organizações culturais perante assuntos políticos contemporâneos, tendo como ponto de partida a invasão da Ucrânia. “Quão críticas são as organizações culturais perante este tipo de situações? Até que ponto o apoio e solidariedade com a Ucrânia não passa de uma manifestação performativa, que fique apenas pela superfície?” são algumas das questões que os convidados e participantes são desafiados a refletir.

Continuar a ler...

Ministro da Cultura presta homenagem a Eunice Muñoz

Foi um privilégio para Portugal ter uma atriz como Eunice Muñoz. Uma atriz com um dom único e um talento natural para a representação. Para os portugueses, a sua vida confunde-se com os palcos e o teatro. Todos a conhecemos e, por isso, todos fomos desenvolvendo uma relação íntima e carinhosa com a mulher de traço humano e inclinação doce e afável. Para os portugueses, Eunice Muñoz é o teatro. É a verdadeira Senhora Teatro. O que felizmente todo o país soube sempre reconhecer. Neste momento, devemos-lhe um aplauso eterno. Despedimo-nos da Eunice Muñoz com profunda tristeza.

Pedro Adão e Silva

Continuar a ler...

Participação do ator farense, João de Brito, no filme

"Salgueiro Maia - O Implicado"

É com enorme satisfação que a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, assinala a participação do ator farense, João de Brito, no filme "Salgueiro Maia - O Implicado", com a interpretação da carismática personagem de Otelo Saraiva de Carvalho. Este trabalho vem consolidar uma já assinalável carreira de João de Brito enquanto ator profissional. João de Brito nunca deixou, ainda assim, de manter atividade cultural e artística na sua cidade e região de origem, enquanto ator, encenador ou promovendo no seu espaço próprio - LAMA Box - o acolhimento de workshops, encontros, aulas de teatro e outras atividades de promoção cultura e das artes performativas junto do público algarvio. Destaca-se, recentemente, o projeto Mochila, um festival de artes performativas especificamente pensado para o público escolar.

Licenciado em Teatro – Formação de Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema e mestre em Práticas Culturais para Municípios pela FCSH (Univ. Nova de Lisboa), João de Brito tem uma extensa carreira no teatro, cinema, televisão, locução, publicidade, entre muitas outras atividades, com destaque para a Co-fundação e Direção Artístico do LAMA Teatro (2010).

Continuar a ler...