• DiVaM 2023

    DiVaM 2023

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres - Vanda Oliveira

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres - João Pedro

    Fortaleza de Sagres - João Pedro

  • "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

"Gentes do Mercado" Mercado Municipal de Tavira 10 de setembro

“Gentes do Mercado - Convivialidades, pelos UrbanSketchers Algarve” é o nome da exposição a ser inaugurada no próximo sábado, dia 10 de setembro, no Mercado Municipal de Tavira, no âmbito da VIII Edição da Feira da Dieta Mediterrânica, pelas 9h30.

Este é um projeto que resulta de uma sessão informal de desenhos realizados pelos UrbanSketchers Algarve em torno dos gestos e dinâmicas do Mercado de Tavira.

Neste âmbito está ainda prevista a realização, no mesmo dia, de um workshop de “Pintura no Mercado”(guache e acrílico) a ter lugar entre as 10h e as 12h30, monitorizado pelos Urban Sketchers Algarve. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória, através de: urbansketchers(a)gmail(ponto)com (sujeita à lotação do espaço).

Durante a manhã serão oferecidos aos vendedores do Mercado, assim como aos participantes do workshop, um conjunto de marcadores de livros e postais ilustrados com os desenhos e expressões proverbiais.

Continuar a ler...

Filmar em Portugal

Os pedidos de filmagens relativos a monumentos e espaços da competência das Direções Regionais de Cultura são agora feitos através do serviço "Filmar em Portugal", mediante o preenchimento do formulário disponível para o efeito, na plataforma ePortugal.gov.pt.

Esta ferramenta vem simplificar o processo de filmagens em Portugal, identificando os procedimentos e as entidades envolvidas a nível de licenciamento, autorização ou comunicação prévia das filmagens.

Continuar a ler...

“Baile da Rosa” na Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres irá acolher o “Baile da Rosa” no próximo domingo, 18 de setembro, projeto que decorre durante todo o dia, das 10 às 17 horas. Trata-se de uma encenação de um baile popular a ter lugar ao ar livre, em redor da “Rosa dos Ventos”, este enigmático elemento patrimonial circular.

Os participantes serão recebidos à entrada da Fortaleza, pelo som do acordeão de André Teixeira e por um casal de burros que carregam a merenda e que guiam o grupo até junto da “Rosa dos Ventos”, local central deste evento. Pelas 10h30 inicia-se a apresentação do grupo Piajon, com a oficina de danças tradicionais, que terá a orientação da bailarina Isabel Duarte, especialista em danças do mundo, e que irá desafiar os visitantes para alguns passos de dança de roda. A oficina decorre até às 12h30, altura em que se parará para uma pausa, num momento de confraternização e partilha de um piquenique.

 

Continuar a ler...

Segundo “Concerto ao Entardecer” na Fortaleza de Sagres, com Bandua

No domingo, dia 18 desetembro, pelas 18h, o Auditório da Fortaleza de Sagres será palco do concerto de Bandua, o segundo concerto integrado no ciclo “Concertos ao Entardecer”.

Bandua agarra no cancioneiro popular da região da Beira Baixa e encara-o com uma reinterpretação folk electrónica à moda do downtempo berlinense. Concebido pelo músico e produtor luso-brasileiro Tempura the Purple Boy e com a participação do cantor e músico português Edgar Valente, Bandua representa a primeira vez em que estas sonoridades, poemas e canções são transformadas num disco melancólico pop eletrónico de língua portuguesa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através de: arquente@gmail.com

O ciclo “Concertos ao Entardecer” é uma iniciativa da ArQuente – Associação Cultural, apoiada pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

Museu Municipal de Arqueologia de Silves integra a Rede Portuguesa de Museus

No mês em que comemora o seu 32.º aniversário, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, bem como o Museu Sporting, Museu de Marinha e Museu da Ciência e de História Natural da Universidade de Coimbra passam a integrar a Rede Portuguesa de Museus (RPM), que a partir de agora contabiliza 165 membros.

Determinadas por despacho do ministro da Cultura, estas quatro adesões resultam da conclusão dos procedimentos de credenciação, a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), validados em sede da Secção de Museus, Conservação e Restauro e Património Imaterial (SMUCRI) do Conselho Nacional de Cultura.

Continuar a ler...

Cinema nas Ruínas Romanas de Milreu

As Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, recebem a segunda sessão de cinema ao ar livre, integrada na iniciativa Cinema nas Ruínas pela Cinemalua – Associação Cultural, no âmbito da 9.ª edição do DiVaM.

O Cinema nas Ruínas apresenta três obras cinematográficas integradas na temática deste ano "Patrimónios sem fronteiras", com uma programação que aborda o tema dos oceanos e a história de Portugal além fronteiras, com enfoque na sua odisseia marítima, e no espírito expansionista dos portugueses perante a “fronteira” do mar.

No sábado, dia 17 às 21h30, será exibido o filme “A Cordilheira dos Sonhos”, de Patricio Guzmán (2019).

Todas as sessões serão gratuitas, mediante marcação prévia online, e estarão sujeitas à lotação máxima de 100 pessoas, sendo que os bilhetes marcados previamente deverão ser levantados no monumento,  no dia da sessão, entre as 21h00 e as 21h20. Os bilhetes não marcados ou não levantados serão disponibilizados no dia da sessão, a partir das 21h20.

O Cinema nas Ruínas é apoiado pelo DiVaM, umas das áreas do PAACA- Programa de Apoio à Ação Cultural da DRCAlg

Continuar a ler...

Benefícios para os portadores do Passaporte da Rota do Petisco

Entre 14 de setembro a 16 de outubro, os portadores do Passaporte da Rota do Petisco beneficiam de um desconto de 50%, num bilhete individual, na Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu.

A Rota do Petisco é uma iniciativa da Teia d’Impulsos Associação Social, Cultural e Desportiva de Portimão que visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região.

Saiba mais em www.rotadopetisco.com  

Conferência e Oficina de Design exploram o impacto da Expansão na história da alimentação algarvia e europeia
 

Aljezur acolhe as próximas atividades do projeto Magallanes_ICC promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, nos próximos dias 23 e 28 de setembro

Teresa Nobre de Carvalho será a oradora da conferência “As plantas dos descobrimentos e o seu impacto no Algarve”, que terá lugar na sexta-feira, dia 23 de setembro, entre as 17h30 e as 19h30, na Junta de Freguesia de Aljezur, para abordar as mudanças provocadas pela chegada ao continente europeu de plantas e produtos vegetais exóticos e desconhecidos. Já no dia 28, entre as 18h30 e as 20h30, na sede da Tertúlia Associação Sócio-cultural de Aljezur, numa oficina criativa de design territorial, a designer Alexandra Santos aponta alguns caminhos para utilizar a história como elemento ativo num processo criativo.

As viagens marítimas dos séculos XV e XVI deram a conhecer novos territórios, aproximar os continentes e possibilitaram o aparecimento ou difusão na Europa de novos produtos e ingredientes culinários, que na altura despertaram curiosidade e estranheza, mas que acabaram por ser assimilados na nossa cultura, de tal modo que hoje não imaginamos a nossa cozinha sem a presença de alguns deles. Esta é uma história fascinante que exprime eloquentemente o conceito de globalização, relacionando povos, produtos, descobertas e culturas, proporcionando igualmente a oportunidade de aprofundar o conhecimento da história do Algarve nos últimos 500 anos.

 

Continuar a ler...

Lecture Anual de Saúde Pública na UALG integra centenário de Laura Ayres

A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve criou uma Lecture Anual dedicada à Saúde Pública, no âmbito das comemorações do centenário de Laura Ayres.

A primeira Lecture acontece no próximo dia 30 de setembro, às 11h00, no Anfiteatro Verde, no Campus de Gambelas, proferida por Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. A iniciativa é uma organização conjunta da UAlg e da Câmara Municipal de Loulé.

Está é uma palestra em homenagem à investigadora e professora de Saúde Pública, a louletana Laura Ayres, que permitirá valorizar e divulgar o trabalho e a investigação que se desenvolve atualmente nesta área.

Continuar a ler...

Financiamento e apoios para o Património Cultural

No próximo dia 27 de setembro, pelas 10h30, online, terá lugar uma sessão informativa sobre Financiamento e apoios europeus para o Património Cultural.

Inserida no âmbito das Jornadas Europeias do Património, esta sessão visa informar e esclarecer dúvidas relativamente a um conjunto de convocatórias e oportunidades, a nível europeu, dirigidas ao setor do Património Cultural. O que é necessário para concorrer, como funciona o processo de candidatura, qual a calendarização… são algumas das questões que serão abordadas ao longo de uma hora e meia.

Numa iniciativa conjunta entre o GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e o Centro de Informação Europa Criativa, destina-se fundamentalmente a organizações, públicas e privadas, bem como profissionais ativos na área do Património, material e/ou imaterial.

Continuar a ler...

Grupo Folclórico de Faro levou o Algarve à Argentina

O grupo da capital algarvia foi o primeiro grupo folclórico português a visitar aquele país. A visita realizou-se de 3 a 12 de setembro, com diversos espetáculos, entrevistas para a rádio, palestra sobre o traje algarvio, workshops de música e dança, assim como convívios com os elementos dos cinco grupos de folclore de luso-descendentes existentes na Província de Buenos Aires.

O Grupo Folclórico de Faro é o mais antigo do Algarve e um dos mais antigos do país, sendo uma referência obrigatória no panorama do folclore algarvio. Considerado como uma verdadeira instituição da capital algarvia, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Faro, a Medalha e o Diploma de Mérito pela União das Freguesias de Faro e o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro Municipal de Faro, pela realização do FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro.

Continuar a ler...

Jornadas Europeias do Património 2022 nos Monumentos do Algarve

A Direção Regional de Cultura do Algarve comemora as JEP – Jornadas Europeias do Património 2022, que se realizam de 23 a 25 de setembro, com um conjunto de atividades culturais nos seus monumentos (Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu) e no Mercado Municipal de Tavira.

O foco da temática das JEP deste ano - Património e Sustentabilidade - “reside no papel ativo das comunidades e do seu património no processo de construção de um futuro mais saudável e resiliente”, de acordo com a Direção Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação nacional. Desde sessões de cinema, projetos multidisciplinares, música antiga, exposições e música contemporânea, serão muitos os projetos que nos podem fazer refletir sobre como a sustentabilidade e o património se cruzam.

Continuar a ler...

Entrada gratuita nos Monumentos

No âmbito das Jornadas Europeias do Património – JEP, com o tema Património e Sustentabilidade, que acontecem nos dias 23 a 25 de setembro de 2022, a entrada na Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Sr.ª de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu é gratuita, da seguinte forma:

Nos dias 23 e 24 de setembro, a todos os interessados em participar nas iniciativas promovidas no âmbito das JEP / DiVaM;
No dia 25 de setembro a todos os visitantes dos monumentos Fortaleza de Sagres, Ermida de Nª Sra de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu.

Continuar a ler...

DiVaM promove "Ocupação Contemporânea de Milreu"

O DiVaM prossegue nas Ruínas Romanas de Milreu com a apresentação do projeto "Ocupação Contemporânea em Milreu", que acontece esta sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 17h30, uma iniciativa promovida pela Artificial- Associação Artística e Cultural do Algarve.

Este é um projeto que se inicia com uma deambulação dançada, por um par de bailarinos, em forma de visita orientada neste espaço patrimonial. Sempre no intuito de formar laços intemporais, os bailarinos representam o conjunto de artistas que têm vindo a trabalhar em Milreu desde as suas primeiras ocupações. Já os mosaístas vindos do norte de África, no tempo de construção das termas, tinham desejado criar a ilusão de movimento ao desenhar os seus peixes imperfeitamente. Agora o movimento vem dos bailarinos e inspira-se nos mesmos animais, na mesma geografia e no mesmo sentido de jogo de perspetiva.

Continuar a ler...

Alterado Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Foi publicado, em Diário da República, o Decreto-Lei nº. 64/2022, de 27 de setembro, que altera o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura.

"O Decreto-Lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, aprovou o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, instrumento fundamental para garantir maior proteção social e boas condições laborais a estes profissionais. A aplicação deste Estatuto revelou, porém, a necessidade de simplificar e ajustar algumas soluções, nomeadamente a respeito do modelo de comunicação da celebração de contratos de prestação de serviço, do regime a aplicar relativamente à prestação social de inclusão, bem como da modalidade contributiva do trabalhador independente. Quanto a este último aspeto, visa-se aclarar os termos do apuramento da base de incidência contributiva no que respeita ao Fundo Especial de Segurança Social dos Profissionais da Área da Cultura".

Continuar a ler...