Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Marca do Património Europeu
 Na Europa Global, que valores importa promover, hoje, mais do que nunca?


A Marca do Património Europeu dá destaque a sítios patrimoniais que representam marcos simbólicos da construção da Europa e da União Europeia, mas também VALORES, de Cidadania, de Democracia e de Direitos Humanos.


Em Portugal, foram distinguidos até ao momento, 4 sítios com esta marca, um deles aqui bem perto de nós, em território algarvio: o Promontório de Sagres.


Mas, no dia de hoje, 27 de janeiro, dia em que se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, daremos a conhecer um outro sítio patrimonial, distinguido com a Marca do Património Europeu:  o antigo campo de concentração de Natzweiler e seus campos anexos.


Este dia traz-nos à memória o genocídio nazi sobre milhões de vítimas: judeus, ciganos, homossexuais, deficientes, opositores, ou apenas pessoas diferentes. Comemora-se este dia, pois, foi a 27 de janeiro de 1945 que ocorreu a libertação dos prisioneiros do principal campo de concentração nazi, em Auschwitz, na Polónia.


O antigo campo de concentração de Natzweiler consistiu num campo central, que funcionava, em rede, com cerca de 50 campos anexos, que existiram em ambas as margens do Reno, localizados na Alemanha e na França. Nestes campos, que pertenciam ao Terceiro Reich e que estiveram em funcionamento entre 1941 e 1945, foram submetidos a trabalhos forçados e ao terror nazi milhares de pessoas, provenientes de vários países europeus.
 

Natzweiler representa a 1ª candidatura transnacional a receber a Marca do Património Europeu, em 2017, e simboliza também um esforço franco alemão de reconciliação, que visa promover os valores de uma Europa Unida. Que Valores poderá promover este sítio? Memória, Reconciliação.
 

Se quiser saber mais sobre a Marca do Património Europeu (MPE), ou sobre os 48 sítios distinguidos com esta marca, consulte o website: https://www.ehl-network.eu/ ou o mapa interativo, onde poderá verificar a enorme diversidade geográfica, cronológica e patrimonial deste projeto:  https://geo.osnabrueck.de/ehl/PT/map

 

27 janeiro 2022