Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Workshop “A História do Algarve e a Primeira Globalização – O Estado da Questão”
31 março || Via Zoom

No âmbito da componente de Investigação Histórica do projeto Magallanes_ICC, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, que tem a participação da Direção Regional de Cultura do Algarve, irá realizar-se no próximo dia 31 de março de 2022 um workshop sobre «A História do Algarve e a Primeira Globalização» com a participação de oito historiadores que têm desenvolvido  investigação nesta área do conhecimento.


O workshop terá lugar em regime on-line através da plataforma Zoom, de acordo com o programa em anexo, e é de participação gratuita, embora sujeita a inscrição prévia. Aceitar-se-ão 50 inscrições por ordem de chegada, as quais poderão ser feitas para o e-mail algarve.magallanesicc@gmail.com, indicando apenas o nome e contacto. Os inscritos receberão posteriormente o link para acederem às sessões.

Este workshop dirige-se a todos aqueles que se interessam pela História do Algarve nos séculos XV e XVI, tendo como principal objetivo estabelecer um balanço da investigação histórica que tem sido desenvolvido em datas mais recentes. Interessará sobremaneira a todos os que se relacionam com as Indústrias Culturais e Criativas, pois entende-se que a História do Algarve oferece um amplo campo de exploração para esta área de atividade específica, podendo servir de inspiração às mais diversas atividades culturais.

Queremos contribuir para o desenvolvimento de projetos culturais inovadores, que tenham como suporte o conhecimento histórico da época de Fernão de Magalhães, o grande navegador oriundo de Portugal, que durante a última fase da sua vida prestou serviços a Espanha, e cujo nome serve de mote ao presente projeto Magallanes_ICC.

Programa
Sessão da manhã: 09h30-13h00
09h30: Rui Manuel Loureiro, ISMAT & CHAM-NOVA – Abertura
09h45:  Filipe Castro, CEF/Universidade de Coimbra – «Uma Carta para o Património Subaquático Português do Algarve»
10h30: Luísa Martins, Câmara Municipal de Loulé & CIDEHUS/Universidade de Évora – «Uma leitura da alimentação em Loulé, nos séculos XV e XVI»
11h15: Manuel F. Fernández Chaves, Universidad de Sevilla – «Algarvios na Andaluzia, Andaluzia no Algarve: Reflexões sobre uma relação secular e novos aportes (séculos XV e XVI)»
12h00: Maria da Graça A. Mateus Ventura, ICIA & CH/Universidade de Lisboa – «O Algarve na rota das Índia de Castela: Balanço historiográfico»

Sessão da tarde: 14h30-17h30
15h00: Fernando Pessanha, Câmara Municipal de Vila Real de Santo António – «Os algarvios em Marrocos nos séculos XV e XVI»
15h45: Edite Alberto, CHAM/NOVA – «Prisioneiros no Norte de África: contributos para o estudo dos cativos algarvios (século XVI-XVIII)»
16h30: Carla Vieira, CHAM/NOVA & Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste – «"Lá só hajam suas almas, suas palmas". Cristãos-novos e a perseguição inquisitorial no Algarve no século XVI»
17h15: Rui Manuel Loureiro, ISMAT & CHAM/NOVA – «Algarvios no Oriente no século XVI, uma breve sondagem»
18h00: Encerramento 

O projecto Magallanes_ICC - Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas é  co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

 

Programa

25 março 2022