Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

Nota de Pesar Joaquim Vairinhos (1944-2022)

 

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte do professor Joaquim Vairinhos (1944-2022).

 Natural de Loulé, Joaquim Vairinhos foi professor, coordenador pedagógico distrital, coordenador Concelhio de Educação Física, em Loulé, inspetor orientador do Ministério da Educação, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, eurodeputado e escritor.

 Com uma forte ligação ao seu concelho e à região, Joaquim Vairinhos foi um dos fundadores da Casa da Cultura de Loulé, do Clube de Ténis e do Rugby Clube.

Com uma atividade política notável, foi Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista em Loulé, Presidente da Federação Regional do PS Algarve e membro da Comissão Nacional do PS.

Desempenhou funções de vereador da Câmara Municipal de Loulé, no período de 1985 a 1989, e presidente da mesma edilidade, de 1990 a 1999.

 Representou a Região do Algarve, nos anos de 1994 a 1999, no Comité das Regiões da União Europeia, e foi Deputado ao Parlamento Europeu, nos anos de 1999 a 2004.

 Em 2016, foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro, pelo seu papel preponderante no desenvolvimento do concelho, na criação de infraestruturas e na projeção do nome do Município.

Na última fase da sua vida dedicou-se à criação literária tendo publicado algumas obras poéticas, como “Grito só silêncios nas asas do verbo”, “Retalhos poéticos do quotidiano”, “ e se o mar fosse eu?”, entre outros.
 

 À família e amigos enviam-se sentidas condolências.

 Adriana Freire Nogueira

 

 

12 abril 2022