Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Dia Mundia da Dança

O Dia Mundial da Dança, que se assinala esta sexta-feira, dia 29 de abril, foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data foi escolhida para recordar o nascimento do coreógrafo francês, Jean-Georges Noverre, um dos pioneiros da dança moderna.

Este ano, a mensagem do Dia Mundial da Dança foi escrita pela Sul Coreana, KANG Sue-jin, bailarina e Diretora artística do Ballet Nacional Coreano. As suas palavras são de esperança e lembra que mesmo após a devastadora pandemia da Peste Negra, na Idade Média, o “bailado Giselle, que retrata o amor além da morte, foi apresentado na Ópera de Paris em 28 de junho de 1841”, com muito sucesso. Desde então, Giselle tem sido apresentado em muitos palcos do mundo para “confortar e encorajar as almas da humanidade devastada pela pandemia”.

KANG Sue-jin termina a sua mensagem afirmando que os bailarinos acreditam “que o bater de nossas asas dá esperança aos corações daqueles que amam a arte da dança e dá-lhes a coragem para superar esta pandemia” e que “o seu coração já começou a bater”.


Dance com sol!
Dance com Chuva!
Dance sozinho!
Dance acompanhado!
Dance sempre que lhe apetecer!


Feliz Dia da Dança!

_
Hoje, pode assistir:

Faro | Teatro das Figuras
21h30 - Um Pedido - Por Favor, Dê-me um exemplar de Deus, de José Laginha e Marlene Vilhena

Loulé | Cineteatro Louletano

21h00 - O Limpo e o Sujo, de Vera Mantero

Saiba mais aqui

29 abril 2022