Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Dia Internacional dos Arquivos  | Arquivo da Coroa de Aragão | Marca do Património Europeu

Hoje, dia 9 de junho, a Direção Regional de Cultura assinala o Dia Internacional dos Arquivos e dá a conhecer o Arquivo da Coroa de Aragão (Barcelona), uma das mais antigas instituições arquivísticas europeias e que se encontra associada ao Promontório de Sagres, desde 2015. Vamos deslindar o que liga estes bens patrimoniais aparentemente tão diferentes.


O Arquivo da Coroa de Aragão constitui uma das instituições arquivísticas de maior relevância em contexto europeu. Funcionou como um depósito central de todos os arquivos administrativos, económicos e políticos da Coroa de Aragão. Fundado em 1318, foi sendo enriquecido nos séculos seguintes, de tal forma que permite, nos dias de hoje, não apenas a reconstrução da história da região, como de alguns dos mais importantes acontecimentos da história europeia. Detém ainda uma valiosa coleção de documentação relativa à Europa Medieval.


Em 2014, foi atribuído ao Arquivo da Coroa de Aragão a Marca do Património Europeu, pela sua dimensão pan-europeia e pela sua importância como marco de memória europeia. No mesmo ano seriam distinguidos vários outros bens patrimoniais, dois deles em território português: a Carta da Abolição da Pena de Morte, documento que se encontra na Torre do Tombo e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.


No ano seguinte, a 2 de dezembro de 2015, o Promontório de Sagres receberia também a Marca do Património Europeu, fruto de uma candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Algarve. Ficaria, assim, formalmente reconhecido o papel determinante que este território desempenhou, enquanto sítio chave relacionado com o início do processo de abertura da Europa ao Mundo, sendo também de realçar a riqueza e complexidade da paisagem cultural que lhe está associada.


Atualmente, o projeto Marca do Património Europeu contempla 60 sítios patrimoniais, que poderá ficar a conhecer através do mapa interativo.

Venha saber mais sobre a Marca do Património Europeu através do website:

Crédito fotográfico: mapa interativo do projeto.

9 junho 2022