Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

DiVaM arranca na Fortaleza de Sagres com
apresentação do programa e concerto

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) apresenta a 9 ª edição do programa DiVaM 2022 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – numa cerimónia que terá lugar no Auditório da Fortaleza de Sagres, no próximo domingo, dia 28 de agosto, pelas 11 horas, com a presença dos agentes culturais e entidades parceiras.

O DiVaM é um programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, desde 2014, que promove a aproximação das comunidades locais aos monumentos que lhes estão mais próximos, através de um conjunto de atividades culturais, artísticas, educativas e científicas, sendo esta também uma forma de dar a conhecer os monumentos e as atividades que aí terão lugar, ao público da região e a todos os visitantes nacionais e estrangeiros.

A programação para 2022, tem como tema central “Patrimónios sem Fronteiras”. Para consultar o porgrama clique aqui.

O programa será apresentado pela Diretora Regional de Cultura, Adriana Freire Nogueira, seguido do concerto por “Gonçalo Pescada & Quinteto Sull`a Corda”, promovido pela Associação de Acordeão do Algarve, que constitui a iniciativa que abre este ano a programação.

A fusão entre o acordeão (raízes tradicionais) e o Quinteto de Cordas (2 Violinos, Viola d'Arco, Violoncelo e Contrabaixo) produz um ambiente sonoro que nos transporta para a ancestralidade. Por sua vez, a seleção de obras de J. S. Bach propicia a exaltação das Artes na procura de momentos únicos entre música e património.

Johann Sebastian Bach surge como um dos expoentes máximos da composição na História da Música Ocidental. A sua herança genial atravessou, mais tarde, todas as fronteiras possíveis e inimagináveis, demonstrando que a música é uma linguagem universal que une os povos na partilha de um bem comum.

Músicos:
Acordeão, Bandoneon e Accordina - Gonçalo Pescada
Violino I - Romeu Madeira
Violino II - José Gomes
Viola d’Arco - Elisabete Martins
Violoncelo - Bárbara Santos
Contrabaixo - Bruno Vítor Martins

As atividades culturais prolongar-se-ão até dezembro nos três monumentos afetos à DRCAlg: Ruínas Romanas de Milreu, Fortaleza de Sagres e Ermida de N.ª Sr.ª Guadalupe.

24 agosto 2022