Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

“Baile da Rosa” na Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres irá acolher o “Baile da Rosa” no próximo domingo, 18 de setembro, projeto que decorre durante todo o dia, das 10 às 17 horas. Trata-se de uma encenação de um baile popular a ter lugar ao ar livre, em redor da “Rosa dos Ventos”, este enigmático elemento patrimonial circular.

Os participantes serão recebidos à entrada da Fortaleza, pelo som do acordeão de André Teixeira e por um casal de burros que carregam a merenda e que guiam o grupo até junto da “Rosa dos Ventos”, local central deste evento. Pelas 10h30 inicia-se a apresentação do grupo Piajon, com a oficina de danças tradicionais, que terá a orientação da bailarina Isabel Duarte, especialista em danças do mundo, e que irá desafiar os visitantes para alguns passos de dança de roda. A oficina decorre até às 12h30, altura em que se parará para uma pausa, num momento de confraternização e partilha de um piquenique.

Às 14h e de volta junto à “Rosa”, o Colectivo S.T. All Stars irá proporcionar um momento de ritmo corporal e percussão prosseguindo, entretanto, com os Piajon para o baile que decorre até às 17 horas, momento que encerra o evento.

 

Os participantes deverão trazer merenda para partilhar, sendo que a organização proporcionará também um piquenique. Está ainda previsto o transporte disponibilizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, com paragem nas localidades de Barão de São Miguel, Budens, Salema, Figueira, Raposeira, Vila do Bispo e Sagres (horários abaixo). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até dia 15 de setembro. Para mais informações e inscrições contacte: 913857406 ou 961320897.

O “Baile da Rosa” é um projeto de Conceição Gonçalves, Ana Simões e Albina Petrolati, promovido pela Tertúlia Associação Sócio Cultural de Aljezur para o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, este ano com o tema “Patrimónios sem Fronteiras”.

Transporte “Baile da Rosa” - Horários:

Burgau 9h00 (paragem bus)
Barão São Miguel 9h05 (paragem bus)
Vale de Boi 9h10 (paragem bus)
Budens 9h15 (igreja)
Salema 9h20 (paragem bus)
Figueira 9h25 (paragem bus)
Raposeira 9h30 (paragem bus)
Vila do Bispo 9h35 (paragem bus)
Sagres 9h45 (Sítio do Poço)
Sagres 9h45 (Posto de Turismo)

13 setembro 2022