Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Museu Municipal de Arqueologia de Silves integra a Rede Portuguesa de Museus

No mês em que comemora o seu 32.º aniversário, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, bem como o Museu Sporting, Museu de Marinha e Museu da Ciência e de História Natural da Universidade de Coimbra passam a integrar a Rede Portuguesa de Museus (RPM), que a partir de agora contabiliza 165 membros.

Determinadas por despacho do ministro da Cultura, estas quatro adesões resultam da conclusão dos procedimentos de credenciação, a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), validados em sede da Secção de Museus, Conservação e Restauro e Património Imaterial (SMUCRI) do Conselho Nacional de Cultura.

A RPM é um sistema organizado de museus baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus, de diversas tutelas e vocacionados para diferentes coleções.

A credenciação de museus, de acordo com a Lei Quadro dos Museus Portugueses, consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus, tendo em vista a promoção do acesso à cultura e o enriquecimento do património cultural.

O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação em Diário da República.

14 setembro 2022