Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Grupo Folclórico de Faro levou o Algarve à Argentina

O grupo da capital algarvia foi o primeiro grupo folclórico português a visitar aquele país. A visita realizou-se de 3 a 12 de setembro, com diversos espetáculos, entrevistas para a rádio, palestra sobre o traje algarvio, workshops de música e dança, assim como convívios com os elementos dos cinco grupos de folclore de luso-descendentes existentes na Província de Buenos Aires.

O Grupo Folclórico de Faro é o mais antigo do Algarve e um dos mais antigos do país, sendo uma referência obrigatória no panorama do folclore algarvio. Considerado como uma verdadeira instituição da capital algarvia, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Faro, a Medalha e o Diploma de Mérito pela União das Freguesias de Faro e o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro Municipal de Faro, pela realização do FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro.


No ano passado, o decano dos grupos de folclore do Algarve foi homenageado pelo Município de Faro com a inauguração de um conjunto escultórico intitulado “O Corridinho”, que assim perpetua o nome do Grupo numa das novas rotundas da cidade.

Embaixador da cidade, da região e do país, o Grupo Folclórico de Faro é presença assídua nos palcos do folclore do mundo, tendo vindo a participar em inúmeros festivais em: Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia, Eslovénia, Bélgica e Polónia.

Esta deslocação do Grupo Folclórico de Faro à Argentina estava prevista para 2020, acabando por ser sucessivamente adiada devido à pandemia. Concretiza-se agora com uma delegação de 39 elementos, entre bailadores, tocadores e figurantes, aguardada com expectativa pelas Comunidades Portuguesas na Argentina.

20 setembro 2022