Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Prémio Investigação Joaquim Romero Magalhães | candidaturas até 15 maio 2023

A Câmara Municipal de Loulé através da revista Al-’Ulyà do Arquivo Municipal de Loulé promove a segunda edição do prémio bienal Professor Doutor Joaquim Romero Magalhães, a fim de galardoar estudos de investigação sobre o património histórico e cultural do concelho de Loulé.
O Prémio destina-se a homenagear o ilustre Professor e Historiador, autor de uma obra histórica notável, promotor e divulgador da documentação histórica do Arquivo Municipal de Loulé, que desde 2021 passou a ter o seu nome.
Todos os trabalhos a concurso deverão ser originais inéditos, não tendo, assim, sido publicados, nem premiados anteriormente. No caso de teses de mestrado ou de doutoramento só serão aceites as terminadas no ano do concurso, ou no ano antecedente.

A revista Al-’Ulyà é uma publicação de investigação periódica de divulgação científica e cultural interdisciplinar, da propriedade da Câmara Municipal de Loulé. Concebida para um segmento de público especializado tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das ciências sociais, das humanidades e do património histórico-cultural. Nas últimas duas décadas Al-’Ulyà permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando decisivamente a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do município. Para isso, têm contribuído distintos Investigadores que com o seu saber ajudaram Loulé, pela riqueza do seu património natural, construído e documental e pela força e vitalidade da sua cultura, a ser reconhecido no contexto regional e nacional, como um concelho de elevado potencial para a prática da investigação. A colocação da revista na Web, a criação do Conselho Cientifico e do Prémio de Investigação Joaquim Romero Magalhães, instrumentos de referência e de prestígio, vieram valorizar e contribuir para afirmação da publicação no universo das publicações congéneres, mas também, de ampliar os valores da identidade louletana.

Para mais informações e consulta do regulamento, clique aqui.

26 outubro 2022