Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

  IX Edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa 

Já se encontra a decorrer o período de entrega das obras a concurso para a IX Edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, instituído em 1999, pelo Município de Faro, em homenagem ao Poeta nascido em Faro, vulto maior do panorama poético nacional e internacional e patrono da Biblioteca Municipal.


O prémio, no valor de €5000, conta mais uma vez com o alto patrocínio da Fundação Milénio BCP e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve, Região de Turismo do Algarve, Jornal de Letras, Tertúlia Algarvia e Hotéis EVA SENSES:


A entrega das obras concorrentes decorrer até 31 de março, e serão admitidas obras poéticas, em 1.ª edição, publicadas em 2021 e 2022.


O júri será composto pelo Poeta Luís Quintais, a Professora Doutora Ana Isabel Soares e a Dr.ª Inês Fonseca Santos.

Este prémio, do qual já se realizaram oito edições, procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o labor dos já consagrados. Em todas as edições teve mais de 50 obras a concurso, tendo sido atribuído a poetas de reconhecida excelência literária como Fernando Echevarria, Fernando Guimarães, Nuno Júdice, João Rui de Sousa, Luís Quintais, João Luís Barreto Guimarães, Gastão Cruz e Manuel Alegre.

A cerimónia de entrega do Prémio está prevista para setembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, em data a definir.


Para qualquer informação, contactar biblioteca.arquivo@cm-faro.pt
 

Fonte: Biblioteca Municipal de Faro

9 janeiro 2022