Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra
na lista de património imaterial em consulta pública

Está a decorrer a fase de consulta pública para efeitos de inscrição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes - Ilha da Culatra no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

"Anualmente, no primeiro fim de semana do mês de agosto a comunidade da Culatra organiza a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Ilha e protetora dos homens do mar. A sua maior singularidade manifesta-se na realização de uma procissão fluvial que tem lugar na Ria Formosa, entre a cidade de Olhão e a Ilha da Culatra que proporciona o encontro de duas imagens marianas que cruzam o espaço lagunar da Ria para depois efetuarem, em conjunto, uma procissão terrestre numa mobilização comunitária que é única entre as expressões culturais das populações ribeirinhas desta região.

Embora se revele secular na história da devoção popular, a invocação mariana associada ao mar e à proteção das comunidades piscatórias, é de tradição recente na Ilha, desde logo, por ser também recente o próprio povoamento do Lugar da Culatra.

A Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, ou Festa da Ilha, apresenta características de um tipo de religiosidade popular que reclama para si uma forma muito própria de aproximação ao divino que a distancia da prática católica formal e tradicional. É um momento efémero, de encontro pessoal e comunitário com o Divino, “à maneira da Culatra”, por isso é igualmente um tempo alegre, de grande fervor e exaltação, de total rutura com o quotidiano laborioso tantas vezes inquieto e angustiado"
informação disponível na Matriz PCI.

Os elementos constantes do processo de inventariação da «Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes — Ilha da Culatra» encontram -se disponíveis para consulta em linha através do sistema MatrizPCI, sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As observações em sede da presente consulta pública poderão ser apresentadas online ou ser endereçadas, em correio registado, à Direção -Geral do Património Cultural, para o seguinte endereço: Palácio Nacional da Ajuda, 1349 -021 Lisboa.

A entidade proponente da inscrição foi, em 2019, a Associação dos Moradores da Ilha da Culatra.

Consulte Diário da República n.º 86/2021, Série II de 2021-05-04

Foto: Matriz PCI.

17 de maio