Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” na  Fortaleza de Sagres 

10 de agosto a 8 de outubro de 2021

Exposição Fotográfica patente ao público na Fortaleza de Sagres que testemunha o olhar de 23 jovens, dos 16 aos 85, que a visitaram no âmbito do Projeto “Oficinas no Cabo do Mundo”.

Esta exposição é um convite a uma visita à Fortaleza através do olhar do outro, da forma como viu e sentiu aquele espaço, como descobriu as ténues linhas, as efémeras sombras, os detalhes, as nuances impercetíveis, os momentos fugidios, paralisando o movimento, eternizando o momento, fotografando de forma única e artística, produzindo imagens e memórias inesquecíveis.

"Oficinas no Cabo do Mundo” é um Projeto que envolve jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e seniores residentes na freguesia de Alte por si convidados a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de troca de conhecimentos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.

Uma viagem que promove o desenvolvimento das relações e cumplicidades intergeracionais e motiva para a conhecimento, a valorização, a preservação e a divulgação do Património.

O projeto, a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, é desenvolvido no âmbito do Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Promovido por uma parceria constituída pela Associação In Loco, a Junta de Freguesia de Alte, a Escola Profissional de Alte, CIPRL e a sua Escola Profissional Cândido Guerreiro, o Centro de Animação e Desenvolvimento Comunitário da Freguesia de Alte, a Casa do Povo de Alte/Juventude Altense, conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé - Museu Municipal - Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, da Região de Turismo do Algarve e da Federação Internacional de Cineclubes.

Participantes/fotógrafo(a)s:

Beatriz Duarte, Beatriz Pinção, Daniel Vieira, Daniela Rosa, Fátima Rodrigues, Francisco dos Santos , Gabriel Neves, Inácia de Jesus , Inês Pereira, Isabel Santos , João Carolo, Júlia Pontes, Luís Santos , Madalena Martins , Manuel Sequeira , Maria Alierte, Maria Amélia , Maria Nogueira, Marzenna Matuszewska, Paula Gião, Paula Martins, Pedro Martins, Ricardo Lopes, Ricardo Martins, Sorin Labau, Tatiana Gonçalves, Vitória Sequeira, Yanina Prisen.

 

Equipa Artística:
Conceção, Conteúdos, Produção e Mediação: Isa Catarina Mateus
Design: Bruno Cortes
Apoio à Comunicação: Élio Vicente

 

Equipa Técnica:
Coordenação Geral: Artur Gregório; Sandra Rosário (Associação In Loco)
Coordenação Específica: Tânia Teixeira; Teresa Cabrita; Acácio Café; Deanna Raimundo (Escola Profissional Cândido Guerreiro)
Logística e Secretariado: Carla Barros (Associação In loco); Paula Gião (Escola Profissional de Alte, CIPRL)
Relações Públicas: António Martins (Junta de Freguesia de Alte); Teresa Laranjo (Escola Profissional de Alte CIPRL)
Redes Sociais: Adriano Cabrita (Casa do Povo - Juventude Altense); Elsa Silva (Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte)

10 agosto