Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

DiVaM continua nos Monumentos do Algarve com novas propostas

Um concerto ao entardecer na Fortaleza de Sagres, uma Open Room na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e uma conferência na Ruínas Romanas de Milreu são as propostas do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve, o programa Cultural da DRCAlg, para os dias 10, 11 e 12 de setembro.

O ciclo Amatores in Situ - O Mundo Antigo visto por quem o ama” regressa às Ruínas Romanas de Milreu, para aquela que será a sua 6ª edição. Este é um ciclo de palestras promovido pela Cívis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, com a coordenação de Ana Isabel Soares e João Pedro Bernardes, da FCHS da Universidade do Algarve.

A palestra de abertura terá como tema «Os Antigos de visita à literatura dos nossos dias», por Abel Neves (escritor), e será proferida no dia 10 de setembro, pelas 18h30.

O autor fará uma apresentação da sua obra, na qual persistem imagens e personagens da Antiguidade, debatendo a sua relevância literária e criativa no presente, nomeadamente através de encarnações poéticas e dramatúrgicas.

A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva/inscrição. Para mais informações e reservas contacte: civisadc@gmail.com

No próximo dia 11 de setembro, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, pelas 18h00, realiza-se uma Open Room, com a apresentação dos trabalhos realizados com a comunidade, no âmbito do projeto EM CAMPO | NO LONGE | NO PERTO, da CAMA – Associação Cultural.

A partir dos ateliers / residências, desenvolvidos por quatro artistas com a comunidade local, foi construída uma coleção de instalações, a partir da recolha dos materiais trabalhados, ao longo  dos workshops. Para além das pesquisas expostas, estarão também presentes dois dos artistas desta coleção, de maneira a poderem falar um pouco do seu processo individual e da experiência curatorial do EM CAMPO | NO LONGE | NO PERTO.

A participação é gratuita, mas está sujeita a reserva/inscrição. Para mais informações e reservas contacte: producao.cama@gmail.com / 910463630 / 963 579 289

Os “Concertos ao Entardecer” estão de volta à Fortaleza de Sagres. O primeiro concerto será de Luís Severo, no dia 12 de setembro, às 18h00, um projeto da Arquente – Associação Cultural.

O jovem cantor e compositor escreve canções de amor, marcadas por metáforas luminosas e histórias do quotidiano, e teve o seu primeiro álbum “Cara d´Anjo”. Os “Concertos ao Entardecer” trazem ainda Evaya, no dia 19 de setembro, e Junno, no dia 26 de setembro.

O concerto tem entrada livre, mas sujeita a reserva/inscrição. Para mais informações e reservas contacte: arquente@gmail.com

Este ano, naquela que é a sua 8.ª edição, o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão.

Consulte o Programa do DiVaM 2021

Crédito de imagem: Daniel Matos

8 setembro