Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Festas do Povo de Campo Maior são Património Cultural

Imaterial da Humanidade da UNESCO

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, felicita a Câmara Municipal de Campo Maior, a Associação das Festas do Povo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Direção Regional de Cultura do Alentejo pela classificação das Festas do Povo de Campo Maior, Portalegre, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Algarve também está representado nesta lista da Unesco, desde 4 de dezembro de 2013, com a Dieta Mediterrânica. Tavira é a representante nacional deste património que une sete países (Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos), com culturas mediterrânicas milenares.

A Dieta Mediterrânica pressupõe todo um modo de vida que envolve um conjunto de saber-fazer, conhecimentos, rituais, símbolos e tradições sobre técnicas agrícolas, pesca, criação de gado, conservação, processamento, preparação e, especialmente, partilha e consumo de alimentos.

16 dezembro 2021