• "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Abertura de Candidaturas aos Apoios à Ação Cultural 2022
 (incluindo DiVaM)
13 de maio a 20 de junho

No âmbito das atribuições da DRCAlg, de apoiar iniciativas culturais locais ou regionais, de caráter não profissional, abrem amanhã, dia 13 de maio, as candidaturas ao PAACA 2022 (Programa de Apoio à Ação Cultural), que têm como novidade, este ano, a inclusão do DiVaM (Divulgação e Dinamização dos Monumentos). Com as novas regras, o PAACA reforça o objetivo de contribuir para a crescente correção das assimetrias no acesso à fruição cultural das populações do Algarve, ao mesmo tempo que promove a crescente qualificação e capacitação dos agentes culturais no território.

Podem candidatar-se ao PAACA todos os agentes culturais sediados no Algarve, entidades coletivas sem fins lucrativos, de caráter não profissional e que, em 2022, não beneficiem dos apoios sustentados da tutela da Cultura. Este ano, estão contempladas três áreas, independentemente do domínio ou expressão cultural e/ou artística, designadamente; Criação/Produção; Programação/Difusão; DIVAM – Dinamização e Valorização dos Monumentos. Cada agente cultural pode candidatar três projetos, um por cada área de atividade.

Continuar a ler...

Programa de Apoio Sustentado às Artes | Candidaturas até 29 de junho 2022

Estão a decorrer as candidaturas ao Programa de Apoio Sustentado às Artes nas modalidades bienal (2023-2024) e quadrienal (2023-2026), abrangendo seis concursos com um montante financeiro global associado de 81.335.000 €, o que representa um incremento de 18% em relação ao ciclo de apoio anterior (2018-2021)

Este novo ciclo de apoio sustentado, da Direção Geral das Artes, reflete e está alinhado estrategicamente com as alterações introduzidas na revisão do modelo de apoio às artes e com as disposições do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, estando ainda articulado com a criação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Continuar a ler...

Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita monumentos: Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu

No Dia dos Museus, que se assinala a 18 de maio, a entrada dos monumentos do Algarve: Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe  e Ruínas Romanas de Milreu é gratuita.

O tema deste ano é “O Poder dos Museus“ e pretende explorar o potencial dos museus para produzir mudanças positivas nas suas comunidades, em três vertentes distintas:

- O poder de alcançar a sustentabilidade: os museus são parceiros estratégicos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e contribuem de forma relevante para o fomento da economia social e para a difusão de informações científicas sobre os desafios ambientais

Continuar a ler...

“Promontório de Sagres - Marca do Património Europeu” | 21 de maio | Junta de Freguesia de Sagres

A Direção Regional de Cultura do Algarve comemora o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, com a realização de uma sessão informativa, dirigida à comunidade, sobre o projeto “Promontório de Sagres - Marca do Património Europeu”, a acontecer na Junta de Freguesia de Sagres, no dia 21 de maio, pelas 19h00.

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é uma iniciativa criada pela ONU, que celebra a diversidade e riqueza cultural a nível mundial, e dá destaque ao diálogo intercultural, como promotor de desenvolvimento sustentável e de uma cultura de paz.

Esta sessão informativa pretende dar a conhecer o projeto Marca do Património Europeu e a razão pela qual o Promontório de Sagres se integra nesta rede europeia. A pluralidade patrimonial, geográfica e cronológica da rede de sítios Marca do Património Europeu, dá destaque à diversidade e riqueza cultural e à pertinência do diálogo para a contínua criação e recriação de valores humanistas, para uma cultura de cidadania, de multiculturalidade, e de respeito pelos direitos humanos.

Continuar a ler...

DRCAlg abre candidaturas ao Programa de Apoio à Edição

de Obras Temáticas sobre o Algarve

Estão abertas, até dia 20 de junho, as candidaturas ao Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve, uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve de promoção e divulgação do conhecimento sobre a história e identidade cultural da região.

Podem apresentar candidatura a este programa da DRCAlg todos os autores, naturais ou residentes no Algarve, e associações culturais sedeados na região. Podem, também, beneficiar deste apoio autores ou associações que apresentem obras que tratem temas de especial interesse direto e relevante para o Algarve, mesmo que não sejam residentes ou estejam sedeados no Algarve.

 

Continuar a ler...

DGARTES promove sessão do programa de qualificação e capacitação

dos recursos humanos da RTCP em Tavira

A Direção-Geral das Artes promove a próxima sessão plano de valorização e qualificação dos recursos humanos afetos aos equipamentos que integram a RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses), nos dias 23 e 24 de março, no auditório Guilherme Camacho, da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento da coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.


 

Continuar a ler...

Café com  Letras com o tema "Europa: Memória e Património" já está disponível

Já pode ouvir a última sessão do "Café com Letras", com o tema "Europa: Memória e Património", com as oradoras convidadas Maria João Barradas (Biblioteca da UAlg/Centro de Documentação Europeia) e Raquel Roxo, Técnica Superior da DRCAlg, na unidade orgânica Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.


O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca UAlg e a Fnac Portugal. Conta com o apoio da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.

Continuar a ler...

“A Pesca no Algarve Medieval” de José Marcelino Castanheira apresentado no Centro Interpretativo da Lota de Sagres

 

A Direção Regional de Cultura do Algarve, através da Unidade Orgânica Fortaleza de Sagres e Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe, assinala o Dia Mundial dos Oceanos com a apresentação do livro “A Pesca no Algarve Medieval”, de José Marcelino Castanheira, no dia 12 de junho, domingo, pelas 16h00, no Centro Interpretativo da Lota de Sagres. A apresentação do livro conta ainda com a introdução de Dário Teixeira (Clube do Livro de Sagres) e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

“A Pesca no Algarve Medieval” é um título forte que, só por si, desperta grande curiosidade por se presumir, e bem, que traz conhecimento novo sobre um tempo que, por muito distante, costuma gerar imagens demasiado simplistas ou inferidas de épocas posteriores. (…)

Continuar a ler...

Candidaturas à Ação Cultural e à Edição até 20 junho

As candidaturas aos Programas de Apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, PAACA (Programa de Apoio à Ação Cultural) e Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve, estão abertas até dia 20 de junho. O PAACA tem este ano como novidade a inclusão do DiVaM (Dinamização e Valorização dos Monumentos).

Ao PAACA, podem candidatar-se todos os agentes culturais sedeados no Algarve, que sejam entidades coletivas sem fins lucrativos, de caráter não profissional e que, em 2022, não beneficiem dos apoios sustentados da tutela da Cultura. Os projetos podem ser candidatados a três áreas: Criação/Produção; Programação/Difusão; DIVAM – Dinamização e Valorização dos Monumentos. Cada agente cultural pode candidatar três projetos, um por cada área de atividade.

Continuar a ler...

Dia Internacional dos Arquivos  | Arquivo da Coroa de Aragão | Marca do Património Europeu

Hoje, dia 9 de junho, a Direção Regional de Cultura assinala o Dia Internacional dos Arquivos e dá a conhecer o Arquivo da Coroa de Aragão (Barcelona), uma das mais antigas instituições arquivísticas europeias e que se encontra associada ao Promontório de Sagres, desde 2015. Vamos deslindar o que liga estes bens patrimoniais aparentemente tão diferentes.


O Arquivo da Coroa de Aragão constitui uma das instituições arquivísticas de maior relevância em contexto europeu. Funcionou como um depósito central de todos os arquivos administrativos, económicos e políticos da Coroa de Aragão. Fundado em 1318, foi sendo enriquecido nos séculos seguintes, de tal forma que permite, nos dias de hoje, não apenas a reconstrução da história da região, como de alguns dos mais importantes acontecimentos da história europeia. Detém ainda uma valiosa coleção de documentação relativa à Europa Medieval.

Continuar a ler...

Café com Letras "Aprender e ensinar Português no mundo"

A próxima sessão do Café com Letras acontece esta sexta-feira, dia 17 de junho, às 18h30, na Fnac do Forum Algarve, em Faro, e terá como tema "Aprender e ensinar Português no mundo".

Os oradores convidados são Sílvia Quinteiro e Joaquim Guerra, docentes da UAlg, e Manuela Isidro, leitora, com a moderação de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.

O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca UAlg e a Fnac Portugal. Conta com o apoio da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.

Continuar a ler...

Apresentação da 1.ª Bienal Cultura e Educação em Faro

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlgarve) e o Plano Nacional das Artes (PNA), em colaboração com a ACTA/Teatro Lethes, apresentam, no dia 20 de junho de 2022, pelas 16h45, no Teatro Lethes, em Faro, a primeira Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro.

A Bienal, que terá lugar de 1 de março e 30 de junho de 2023, é um evento, de cariz nacional, que pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa que incluirá exposições, performances, atividades formativas e de debate, em torno das áreas artísticas e criativas da dança, teatro, música, cinema, circo, literatura, património e arquitetura.

Continuar a ler...

“O que significa programar?” é o tema do próximo debate
Acesso Cultura em Faro

A sede da DRCAlg, em Faro, acolhe o próximo debate da Acesso Cultura, com o tema “O que significa programar?”, no dia 21 de junho, às 18h30, no âmbito da Semana Acesso Cultura 2022. Os convidados são Diana Bernedo, atriz, encenadora, formadora e programadora, codiretora artística da companhia JAT – Janela Aberta Teatro e do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, Giacomo Scalisi, codiretor artístico da Lavrar o Mar Cooperativa Cultural, e Liliana Ferreira, Técnica Superior na Câmara Municipal de Lagos, na área da Cultura. A moderação está a cargo de Elsa Cavaco, da DRCAlg.
 
Qual o papel de uma organização cultural na sua localidade? O que significa “programar” uma instituição cultural? Quais as qualificações necessárias para o fazer? Que tipo de condições devem existir? Estas são algumas das questões que irão ser abordadas pelos oradores convidados e participantes do debate.

Continuar a ler...

Nota de Pesar - Manuel Castelo Ramos


A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte de Manuel Castelo Ramos, fundador e antigo diretor do Museu da Cortiça de Silves.


Manuel Castelo Ramos tinha formação em História da Arte, com importantes estudos publicados sobre as manifestações do Gótico tardio e do Renascimento no Barlavento algarvio, tendo sido professor de História e Geografia de Portugal e de Português do 2º ciclo.

Continuar a ler...

Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro

No âmbito do Plano Nacional das Artes, o comissário da estrutura de missão criada pelas áreas da Cultura e da Educaçã, Paulo Pires do Vale, apresentou no dia 20 de junho, no Teatro Lethes, em Faro, a primeira Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro. A apresentação contou, também, com as intervenções de Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, e de Luís Vicente, Diretor da Acta - A Companhia de Teatro do Algarve.

A Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro terá lugar de 1 de março a 30 de junho de 2023. Este será um evento, de cariz nacional, dirigido à infância e juventude, que pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa que incluirá exposições, performances, atividades formativas e de debate, em torno das áreas artísticas e criativas da dança, teatro, música, cinema, circo, literatura, património e arquitetura.

Continuar a ler...