• Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

    Fortaleza de Sagres | Foto Vanda Oliveira

  • Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico do Templo das Ruínas Romanas de Milreu

  • "Rota Literária Saramago no Algarve"

  • Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

    Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe - Foto: Vanda Oliveira

  • Fortaleza de Sagres

    Fortaleza de Sagres

  • Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

    Fortaleza de Sagres | Foto: Vasco Celio

  • Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

    Mosaico das Ruínas Romanas de Milreu

  • Casa Rural de Milreu

    Casa Rural de Milreu

  • Ruínas Romanas de Milreu

    Ruínas Romanas de Milreu

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe | Foto Lenea Andrade

  • Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

    Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal Rota Literária do Algarve

Programa da 9ª edição do DiVaM “Patrimónios sem Fronteiras” já está disponível

A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, apresentou, no dia 28 de agosto na Fortaleza de Sagres a 9ª edição do DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos. Até dia 2 de dezembro, os monumentos afetos à DRCAlg - Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu, vão acolher 18 atividades culturais, que incluem música teatro, cinema, e outros projetos multidisciplinares.

A cerimónia de apresentação contou, também, com a intevenção do Diretor da Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Luciano Rafael, e com o magnífico concerto de “Gonçalo Pescada & Quinteto Sull'a Corda”, da Associação de Acordeão do Algarve, espetáculo que deu início à programação deste ano.

Continuar a ler...

Cinema nas Ruínas regressa a Milreu com três sessões

As Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, voltam a receber sessões de cinema ao ar livre nos dias 10, 17 e 24 de setembro, uma iniciativa da Cinemalua – Associação Cultural, no âmbito da 9.ª edição do DiVaM.

O Cinema nas Ruínas apresenta três obras cinematográficas integradas na temática deste ano "Patrimónios sem fronteiras", com uma programação aborda o tema dos oceanos e a história de Portugal além fronteiras, com enfoque na sua odisseia marítima, e no espírito expansionista dos portugueses perante a “fronteira” do mar.

A primeira sessão, para maiores de 6 anos, é no dia 10 de setembro, às 21h30, com o filme “Oceanos”, de Jacques Perrin (2009). No sábado seguinte, dia 17, à mesma hora, será exibido o filme “A Cordilheira dos Sonhos”, de Patricio Guzmán (2019). A última sessão apresenta o filme “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky (2021), no dia 24 de setembro.

 

Continuar a ler...

Concertos ao Entardecer na Fortaleza de Sagres


A Fortaleza de Sagres é palco dos Concertos ao Entardecer, nos dias 11, 18 e 25 de setembro, uma iniciativa da ArQuente – Associação Cultural, apoiada pela DRCAlg, que leva a música de Bia Maria, Bandua e Mateus Verde a um dos cenários mais emblemáticos do Algarve.

Os concertos acontecem todos às 18h00, e o primeiro é já este domingo, dia 11 de setembro, com Bia Maria. Beatriz Pereira, nascida e criada em Ourém, é padroeira do ato de “escreviver”. Num precipício entre Beatriz e Maria, a sua caneta vem desfolhar um diário de cores, texturas e dissabores. Convoca melodias com origem no fado, na pop, na bossa nova e no canto popular, para as condensar numa sonoridade que tanto tem de terra-a-terra como de sonhadora. Depois de “Mal Me Queres”, “Bem Te Quero” e “Tradição”, regressa à sua primeira casa musical, o piano, para o terceiro EP, “Do Roberto”

Continuar a ler...

Exposição “Último Posto de Fronteira” na Fortaleza de Sagres


A Fortaleza de Sagres acolhe, de 10 de setembro a 4 de outubro, a exposição de fotografia “Último Posto de Fronteira”, um trabalho de Jorge Marques que dá a conhecer o território de Vila do Bispo durante o período de confinamento.
A inauguração terá lugar no dia 10  de setembro, pelas 18h00, na sala multiusos do monumento, com a presença do fotógrafo.  A exposição é  promovida pela Questão Repetida – Associação, com o apoio da Direção Geral das Artes, em colaboração dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo, e pode ser visitada na sala multiusos da Fortaleza de Sagres durante o horário de abertura do monumento.
Sobre o nome escolhido para a exposição, o autor explica que por muito tempo chamou à zona de Vila do Bispo o “Último Posto de Fronteira” devido a “um clima e uma paisagem únicos, um Algarve diferente e dicotómico, um ponto de passagem, de visita, ocasionalmente de fixação.”

Continuar a ler...

"Gentes do Mercado" Mercado Municipal de Tavira 10 de setembro

“Gentes do Mercado - Convivialidades, pelos UrbanSketchers Algarve” é o nome da exposição a ser inaugurada no próximo sábado, dia 10 de setembro, no Mercado Municipal de Tavira, no âmbito da VIII Edição da Feira da Dieta Mediterrânica, pelas 9h30.

Este é um projeto que resulta de uma sessão informal de desenhos realizados pelos UrbanSketchers Algarve em torno dos gestos e dinâmicas do Mercado de Tavira.

Neste âmbito está ainda prevista a realização, no mesmo dia, de um workshop de “Pintura no Mercado”(guache e acrílico) a ter lugar entre as 10h e as 12h30, monitorizado pelos Urban Sketchers Algarve. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória, através de: urbansketchers(a)gmail(ponto)com (sujeita à lotação do espaço).

Durante a manhã serão oferecidos aos vendedores do Mercado, assim como aos participantes do workshop, um conjunto de marcadores de livros e postais ilustrados com os desenhos e expressões proverbiais.

Continuar a ler...

Filmar em Portugal

Os pedidos de filmagens relativos a monumentos e espaços da competência das Direções Regionais de Cultura são agora feitos através do serviço "Filmar em Portugal", mediante o preenchimento do formulário disponível para o efeito, na plataforma ePortugal.gov.pt.

Esta ferramenta vem simplificar o processo de filmagens em Portugal, identificando os procedimentos e as entidades envolvidas a nível de licenciamento, autorização ou comunicação prévia das filmagens.

Continuar a ler...

“Baile da Rosa” na Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres irá acolher o “Baile da Rosa” no próximo domingo, 18 de setembro, projeto que decorre durante todo o dia, das 10 às 17 horas. Trata-se de uma encenação de um baile popular a ter lugar ao ar livre, em redor da “Rosa dos Ventos”, este enigmático elemento patrimonial circular.

Os participantes serão recebidos à entrada da Fortaleza, pelo som do acordeão de André Teixeira e por um casal de burros que carregam a merenda e que guiam o grupo até junto da “Rosa dos Ventos”, local central deste evento. Pelas 10h30 inicia-se a apresentação do grupo Piajon, com a oficina de danças tradicionais, que terá a orientação da bailarina Isabel Duarte, especialista em danças do mundo, e que irá desafiar os visitantes para alguns passos de dança de roda. A oficina decorre até às 12h30, altura em que se parará para uma pausa, num momento de confraternização e partilha de um piquenique.

 

Continuar a ler...

Segundo “Concerto ao Entardecer” na Fortaleza de Sagres, com Bandua

No domingo, dia 18 desetembro, pelas 18h, o Auditório da Fortaleza de Sagres será palco do concerto de Bandua, o segundo concerto integrado no ciclo “Concertos ao Entardecer”.

Bandua agarra no cancioneiro popular da região da Beira Baixa e encara-o com uma reinterpretação folk electrónica à moda do downtempo berlinense. Concebido pelo músico e produtor luso-brasileiro Tempura the Purple Boy e com a participação do cantor e músico português Edgar Valente, Bandua representa a primeira vez em que estas sonoridades, poemas e canções são transformadas num disco melancólico pop eletrónico de língua portuguesa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através de: arquente@gmail.com

O ciclo “Concertos ao Entardecer” é uma iniciativa da ArQuente – Associação Cultural, apoiada pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

Museu Municipal de Arqueologia de Silves integra a Rede Portuguesa de Museus

No mês em que comemora o seu 32.º aniversário, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves, bem como o Museu Sporting, Museu de Marinha e Museu da Ciência e de História Natural da Universidade de Coimbra passam a integrar a Rede Portuguesa de Museus (RPM), que a partir de agora contabiliza 165 membros.

Determinadas por despacho do ministro da Cultura, estas quatro adesões resultam da conclusão dos procedimentos de credenciação, a cargo da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), validados em sede da Secção de Museus, Conservação e Restauro e Património Imaterial (SMUCRI) do Conselho Nacional de Cultura.

Continuar a ler...

Cinema nas Ruínas Romanas de Milreu

As Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi, recebem a segunda sessão de cinema ao ar livre, integrada na iniciativa Cinema nas Ruínas pela Cinemalua – Associação Cultural, no âmbito da 9.ª edição do DiVaM.

O Cinema nas Ruínas apresenta três obras cinematográficas integradas na temática deste ano "Patrimónios sem fronteiras", com uma programação que aborda o tema dos oceanos e a história de Portugal além fronteiras, com enfoque na sua odisseia marítima, e no espírito expansionista dos portugueses perante a “fronteira” do mar.

No sábado, dia 17 às 21h30, será exibido o filme “A Cordilheira dos Sonhos”, de Patricio Guzmán (2019).

Todas as sessões serão gratuitas, mediante marcação prévia online, e estarão sujeitas à lotação máxima de 100 pessoas, sendo que os bilhetes marcados previamente deverão ser levantados no monumento,  no dia da sessão, entre as 21h00 e as 21h20. Os bilhetes não marcados ou não levantados serão disponibilizados no dia da sessão, a partir das 21h20.

O Cinema nas Ruínas é apoiado pelo DiVaM, umas das áreas do PAACA- Programa de Apoio à Ação Cultural da DRCAlg

Continuar a ler...

Benefícios para os portadores do Passaporte da Rota do Petisco

Entre 14 de setembro a 16 de outubro, os portadores do Passaporte da Rota do Petisco beneficiam de um desconto de 50%, num bilhete individual, na Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu.

A Rota do Petisco é uma iniciativa da Teia d’Impulsos Associação Social, Cultural e Desportiva de Portimão que visa a promoção da restauração e do comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve, bem como a revitalização das localidades aderentes através de animação social e cultural e o enriquecimento da oferta turística da região.

Saiba mais em www.rotadopetisco.com  

Conferência e Oficina de Design exploram o impacto da Expansão na história da alimentação algarvia e europeia
 

Aljezur acolhe as próximas atividades do projeto Magallanes_ICC promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, nos próximos dias 23 e 28 de setembro

Teresa Nobre de Carvalho será a oradora da conferência “As plantas dos descobrimentos e o seu impacto no Algarve”, que terá lugar na sexta-feira, dia 23 de setembro, entre as 17h30 e as 19h30, na Junta de Freguesia de Aljezur, para abordar as mudanças provocadas pela chegada ao continente europeu de plantas e produtos vegetais exóticos e desconhecidos. Já no dia 28, entre as 18h30 e as 20h30, na sede da Tertúlia Associação Sócio-cultural de Aljezur, numa oficina criativa de design territorial, a designer Alexandra Santos aponta alguns caminhos para utilizar a história como elemento ativo num processo criativo.

As viagens marítimas dos séculos XV e XVI deram a conhecer novos territórios, aproximar os continentes e possibilitaram o aparecimento ou difusão na Europa de novos produtos e ingredientes culinários, que na altura despertaram curiosidade e estranheza, mas que acabaram por ser assimilados na nossa cultura, de tal modo que hoje não imaginamos a nossa cozinha sem a presença de alguns deles. Esta é uma história fascinante que exprime eloquentemente o conceito de globalização, relacionando povos, produtos, descobertas e culturas, proporcionando igualmente a oportunidade de aprofundar o conhecimento da história do Algarve nos últimos 500 anos.

 

Continuar a ler...

Lecture Anual de Saúde Pública na UALG integra centenário de Laura Ayres

A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve criou uma Lecture Anual dedicada à Saúde Pública, no âmbito das comemorações do centenário de Laura Ayres.

A primeira Lecture acontece no próximo dia 30 de setembro, às 11h00, no Anfiteatro Verde, no Campus de Gambelas, proferida por Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. A iniciativa é uma organização conjunta da UAlg e da Câmara Municipal de Loulé.

Está é uma palestra em homenagem à investigadora e professora de Saúde Pública, a louletana Laura Ayres, que permitirá valorizar e divulgar o trabalho e a investigação que se desenvolve atualmente nesta área.

Continuar a ler...

Financiamento e apoios para o Património Cultural

No próximo dia 27 de setembro, pelas 10h30, online, terá lugar uma sessão informativa sobre Financiamento e apoios europeus para o Património Cultural.

Inserida no âmbito das Jornadas Europeias do Património, esta sessão visa informar e esclarecer dúvidas relativamente a um conjunto de convocatórias e oportunidades, a nível europeu, dirigidas ao setor do Património Cultural. O que é necessário para concorrer, como funciona o processo de candidatura, qual a calendarização… são algumas das questões que serão abordadas ao longo de uma hora e meia.

Numa iniciativa conjunta entre o GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e o Centro de Informação Europa Criativa, destina-se fundamentalmente a organizações, públicas e privadas, bem como profissionais ativos na área do Património, material e/ou imaterial.

Continuar a ler...

Grupo Folclórico de Faro levou o Algarve à Argentina

O grupo da capital algarvia foi o primeiro grupo folclórico português a visitar aquele país. A visita realizou-se de 3 a 12 de setembro, com diversos espetáculos, entrevistas para a rádio, palestra sobre o traje algarvio, workshops de música e dança, assim como convívios com os elementos dos cinco grupos de folclore de luso-descendentes existentes na Província de Buenos Aires.

O Grupo Folclórico de Faro é o mais antigo do Algarve e um dos mais antigos do país, sendo uma referência obrigatória no panorama do folclore algarvio. Considerado como uma verdadeira instituição da capital algarvia, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade de Faro, a Medalha e o Diploma de Mérito pela União das Freguesias de Faro e o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro Municipal de Faro, pela realização do FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro.

Continuar a ler...