DGARTES promove sessão do programa de qualificação e capacitação
dos recursos humanos da RTCP em Tavira
A Direção-Geral das Artes promove a próxima sessão plano de valorização e qualificação dos recursos humanos afetos aos equipamentos que integram a RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses), nos dias 23 e 24 de março, no auditório Guilherme Camacho, da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.
A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento da coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.
Café com Letras com o tema "Europa: Memória e Património" já está disponível
Já pode ouvir a última sessão do "Café com Letras", com o tema "Europa: Memória e Património", com as oradoras convidadas Maria João Barradas (Biblioteca da UAlg/Centro de Documentação Europeia) e Raquel Roxo, Técnica Superior da DRCAlg, na unidade orgânica Fortaleza de Sagres e Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.
O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca UAlg e a Fnac Portugal. Conta com o apoio da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.
“A Pesca no Algarve Medieval” de José Marcelino Castanheira apresentado no Centro Interpretativo da Lota de Sagres
A Direção Regional de Cultura do Algarve, através da Unidade Orgânica Fortaleza de Sagres e Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe, assinala o Dia Mundial dos Oceanos com a apresentação do livro “A Pesca no Algarve Medieval”, de José Marcelino Castanheira, no dia 12 de junho, domingo, pelas 16h00, no Centro Interpretativo da Lota de Sagres. A apresentação do livro conta ainda com a introdução de Dário Teixeira (Clube do Livro de Sagres) e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
“A Pesca no Algarve Medieval” é um título forte que, só por si, desperta grande curiosidade por se presumir, e bem, que traz conhecimento novo sobre um tempo que, por muito distante, costuma gerar imagens demasiado simplistas ou inferidas de épocas posteriores. (…)
Candidaturas à Ação Cultural e à Edição até 20 junho
As candidaturas aos Programas de Apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, PAACA (Programa de Apoio à Ação Cultural) e Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve, estão abertas até dia 20 de junho. O PAACA tem este ano como novidade a inclusão do DiVaM (Dinamização e Valorização dos Monumentos).
Ao PAACA, podem candidatar-se todos os agentes culturais sedeados no Algarve, que sejam entidades coletivas sem fins lucrativos, de caráter não profissional e que, em 2022, não beneficiem dos apoios sustentados da tutela da Cultura. Os projetos podem ser candidatados a três áreas: Criação/Produção; Programação/Difusão; DIVAM – Dinamização e Valorização dos Monumentos. Cada agente cultural pode candidatar três projetos, um por cada área de atividade.
Dia Internacional dos Arquivos | Arquivo da Coroa de Aragão | Marca do Património Europeu
Hoje, dia 9 de junho, a Direção Regional de Cultura assinala o Dia Internacional dos Arquivos e dá a conhecer o Arquivo da Coroa de Aragão (Barcelona), uma das mais antigas instituições arquivísticas europeias e que se encontra associada ao Promontório de Sagres, desde 2015. Vamos deslindar o que liga estes bens patrimoniais aparentemente tão diferentes.
O Arquivo da Coroa de Aragão constitui uma das instituições arquivísticas de maior relevância em contexto europeu. Funcionou como um depósito central de todos os arquivos administrativos, económicos e políticos da Coroa de Aragão. Fundado em 1318, foi sendo enriquecido nos séculos seguintes, de tal forma que permite, nos dias de hoje, não apenas a reconstrução da história da região, como de alguns dos mais importantes acontecimentos da história europeia. Detém ainda uma valiosa coleção de documentação relativa à Europa Medieval.
Café com Letras "Aprender e ensinar Português no mundo"
A próxima sessão do Café com Letras acontece esta sexta-feira, dia 17 de junho, às 18h30, na Fnac do Forum Algarve, em Faro, e terá como tema "Aprender e ensinar Português no mundo".
Os oradores convidados são Sílvia Quinteiro e Joaquim Guerra, docentes da UAlg, e Manuela Isidro, leitora, com a moderação de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.
O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca UAlg e a Fnac Portugal. Conta com o apoio da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.
Apresentação da 1.ª Bienal Cultura e Educação em Faro
A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlgarve) e o Plano Nacional das Artes (PNA), em colaboração com a ACTA/Teatro Lethes, apresentam, no dia 20 de junho de 2022, pelas 16h45, no Teatro Lethes, em Faro, a primeira Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro.
A Bienal, que terá lugar de 1 de março e 30 de junho de 2023, é um evento, de cariz nacional, que pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa que incluirá exposições, performances, atividades formativas e de debate, em torno das áreas artísticas e criativas da dança, teatro, música, cinema, circo, literatura, património e arquitetura.
“O que significa programar?” é o tema do próximo debate
Acesso Cultura em Faro
A sede da DRCAlg, em Faro, acolhe o próximo debate da Acesso Cultura, com o tema “O que significa programar?”, no dia 21 de junho, às 18h30, no âmbito da Semana Acesso Cultura 2022. Os convidados são Diana Bernedo, atriz, encenadora, formadora e programadora, codiretora artística da companhia JAT – Janela Aberta Teatro e do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, Giacomo Scalisi, codiretor artístico da Lavrar o Mar Cooperativa Cultural, e Liliana Ferreira, Técnica Superior na Câmara Municipal de Lagos, na área da Cultura. A moderação está a cargo de Elsa Cavaco, da DRCAlg.
Qual o papel de uma organização cultural na sua localidade? O que significa “programar” uma instituição cultural? Quais as qualificações necessárias para o fazer? Que tipo de condições devem existir? Estas são algumas das questões que irão ser abordadas pelos oradores convidados e participantes do debate.
Nota de Pesar - Manuel Castelo Ramos
A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte de Manuel Castelo Ramos, fundador e antigo diretor do Museu da Cortiça de Silves.
Manuel Castelo Ramos tinha formação em História da Arte, com importantes estudos publicados sobre as manifestações do Gótico tardio e do Renascimento no Barlavento algarvio, tendo sido professor de História e Geografia de Portugal e de Português do 2º ciclo.
Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro
No âmbito do Plano Nacional das Artes, o comissário da estrutura de missão criada pelas áreas da Cultura e da Educaçã, Paulo Pires do Vale, apresentou no dia 20 de junho, no Teatro Lethes, em Faro, a primeira Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro. A apresentação contou, também, com as intervenções de Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, e de Luís Vicente, Diretor da Acta - A Companhia de Teatro do Algarve.
A Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro terá lugar de 1 de março a 30 de junho de 2023. Este será um evento, de cariz nacional, dirigido à infância e juventude, que pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa que incluirá exposições, performances, atividades formativas e de debate, em torno das áreas artísticas e criativas da dança, teatro, música, cinema, circo, literatura, património e arquitetura.
Red Book, Lista Vermelha das Atividades Artesanais Algarvias apresentado em Loulé
A Apresentação do livro Red Book, Lista Vermelha das Atividades Artesanais Algarvias, realizou-seno dia 22 de junho, nos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barretos, em Loulé, uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Cultura do Algarve e a CCDR Algarve, no âmbito do projeto Magallanes_ICC.
A sessão contou com as intervenções de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve, José Pacheco, Vice Presidente da CCDR Algarve, Miguel Reimão Costa, Universidade do Algarve, Madalena Feu, Delegada Regional do Algarve do IEFP, Graça Palma e Susana Martins, Proactivetur e Rita Jerónimo, Subdiretora-Geral do do Património Cultural.
DRCAlg apresenta as atividades no âmbito do projeto Magallanes_ICC à comunidade, no próximo dia 4 de julho, em Monchique
A equipa do Magallanes_ICC, liderada pela Direção Regional de Cultura do Algarve, dinamiza a primeira sessão presencial da componente do projeto a cargo da DRCAlg, com a sua apresentação à comunidade criativa no próximo dia 4 de julho, entre as 17h30 e as 19h30, na Sala Manuel Martins, situada no edifício da Junta de Freguesia de Monchique.
Este é um projeto de cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador. Na componente do projeto que lhe cabe liderar, a Direção Regional de Cultura encontra-se a trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da "participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI".
Café com Letras com o tema "Aprender e ensinar Português no mundo"
Já pode ouvir a última sessão do "Café com Letras", com o tema "Aprender e ensinar Português no mundo".
As oradores convidadas são Sílvia Quinteiro e Filipa Perdigão, docentes da UAlg (ESGHT), e Manuela Isidro, leitora, com a moderação de Adriana Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.
O “Café com Letras” é organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em colaboração com a Biblioteca da UAlg e a Fnac Portugal. Conta com o apoio da RUA FM - Rádio Universitária do Algarve.
DRCAlg Promove Oficina Criativa de Design Territorial: Design e Território, Identidades e Produtos Locais
A DRCAlg convida os agentes culturais que queiram desenvolver produtos sobre o território dos Lugares de Globalização (Concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Monchique e Silves) a participar na oficina criativa de design territorial, a realizar dia 27 (4ªf.), das 18h00 às 20h00, na sede da associação N’Artecicus, na Fóia (Monchique). Esta é mais uma atividade desenvolvida no âmbito do projeto Magallanes_ICC do qual a DRCAlg é parceira.
Na última conferência dos Encontros de História, o arqueólogo Filipe Castro partilhou o seu conhecimento sobre a construção das caravelas, a sua tecnologia, materiais e decoração e falou-nos do significado dos barcos e da navegação para as gentes do Mediterrâneo, elementos fundamentais das suas vidas, e que estão na base do grande empreendimento das descobertas por parte dos Europeus.
Gratuitidade de acesso à Fortaleza de Sagres, Ermida de Guadalupe e Milreu aos domingos e feriados, até às 14h00
A partir do próximo domingo, dia 10 de julho, passa a ser gratuita a entrada nos Monumentos, afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, aos domingos e feriados, até às 14h00.
Com a entrada em vigor da Lei N.º 12/2022, de 27 de junho, que aprova o Orçamento de Estado para 2022, volta a aplicar-se o Despacho n.º 5398/2017, que prevê a GRATUITIDADE de acesso aos Monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, aos DOMINGOS e FERIADOS, para todos os cidadãos residentes em território nacional, ATÉ ÀS 14H00.