Nota de Pesar
Morreu Graça Lobo, a primeira Coordenadora do Plano Nacional de Cinema
A Diretora Regional de Cultura do Algarve, Adriana Freire Nogueira, lamenta profundamente a morte de Graça Lobo.
Maria da Graça Silva Lobo nasceu em Lisboa, tendo ido viver para Faro, ainda jovem.
Licenciada em História, defendeu a tese de mestrado em Gestão Cultural sobre a Formação de Públicos para o Cinema, área de conhecimento a que dedicou toda a sua vida profissional e académica.
Guia Prático sobre o Estatuto dos Profissionais na Área da Cultura já está disponível
O Guia Prático sobre o Estatuto dos Profissionais na Área da Cultura, aplicável aos profissionais das artes do espetáculo, do audiovisual, das artes visuais e da criação literária, que exerçam uma atividade autoral, artística, técnico-artística ou de mediação cultural, está disponível, desde dia 2 de janeiro de 2023, na página do Instituto da Segurança Social.
Apresentação Pública da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030
A Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030) vai ser apresentada numa sessão pública, no dia12 de janeiro de 2023, entre as 15h30 e as 17h30, na Fundação Calouste Gulbenkian.
O Conselho de Ministros de 17 de novembro passado aprovou a Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030), através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 121/2022), publicada em Diário da República no dia 9 de dezembro de 2022. Consulte aqui.
Café com Letras dedicado ao tema "Orçamento Participativo – cidadania ativa"
Na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro, às 18h30, na Fnac do Fórum Algarve, em Faro, realiza-se mais uma sessão do Café Com Letras dedicado ao tema "Orçamento Participativo – cidadania ativa". Os convidados desta primeira sessão de 2023, são António Fragoso (Coordenador do OP da UAlg) e Nelson Dias (Consultor do Banco Mundial para o OP). A moderação está a cargo de Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve.
O Orçamento Participativo é um mecanismo de promoção de cidadania ativa e de democracia participativa, assente na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes oportunidade de proporem e elegerem diretamente os projetos que consideram ser de interesse para o seu país, região, concelho ou instituição.
Visite o Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres
O Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, inaugurado em novembro passado, propõe uma viagem à história da expansão portuguesa, nas suas diversas vertentes, nas mais e nas menos positivas.
No rés-do-chão, a exposição permanente leva o visitante a refletir sobre o valor singular deste território, desde a Antiguidade até aos nossos dias, e de como este se relaciona com a Expansão Portuguesa e a figura do Infante D. Henrique, proporcionando uma experiência interativa sobre a relevância de Sagres para a história da humanidade.
Workshops sobre «A História do Algarve e a Primeira Globalização» estão disponíveis no Youtube da DRCAlg
No âmbito da componente de Investigação Histórica do projeto Magallanes_ICC, a Direção Regional de Cultura do Algarve promoveu dois workshops sobre «A História do Algarve e a Primeira Globalização», que estão agora disponíveis no youtube da DRCAlg.
O projeto Magallanes_ICC - Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas é inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães e pretende ser um dinamizador da Economia Criativa, incentivando e dando ferramentas às Industriais Culturais e Criativas (ICC), que abrangem atividades relacionadas com a arte, música, literatura, moda, media, design, artesanato, entre outras.
Abertura candidaturas ao Programa UNESCO – Aschberg | Sessões de informação virtuais a 30 e 31 de janeiro - 13.00 às 14.30
Está a decorrer, até dia 28 de Fevereiro, o prazo de apresentação de candidaturas no âmbito do Programa UNESCO – Aschberg, financiado com o apoio do Reino da Noruega, para o desenvolvimento de projetos destinados a apoiar iniciativas visando a promoção da liberdade artística, incluindo a promoção do estatuto dos artistas e profissionais de cultura.
O Programa UNESCO – Aschberg inclui duas linhas de financiamento, uma das quais aberta a instituições públicas e entidades governamentais visando providenciar assistência técnica para desenhar novos quadros regulamentares (leis, políticas, medidas, etc.), ou rever os existentes, de forma a proteger ou promover o estatuto dos artistas e profissionais de cultura. A outra linha de financiamento encontra-se aberta à apresentação de candidaturas de organizações da sociedade civil e visa providenciar assistência financeira para implementar projetos inovadores que impulsionem o estatuto dos artistas e profissionais de cultura a nível local, nacional, regional ou internacional (por exemplo, no âmbito da capacitação, advocacia, monitorização, atividades de investigação ou outras).
OPEN CALL ESTOJO para Jovens de Loulé e Lagos
ESTOJO é um projecto de mediação artística promovido pelo LAMA Teatro, que tem como objectivo primordial o envolvimento e a capacitação dos jovens, utilizando como meio as artes performativas. Com o desenvolvimento desta iniciativa, pretende que os participantes tenham acesso e a possibilidade de adquirir ferramentas que possam contribuir para o desempenho de um papel activo e produtivo no seio da sua comunidade e da sociedade em geral.
Consulta pública do projeto de classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé
Está a decorrer, até dia 20 de março 2023, o prazo de pronúncia de interessados, do projeto de decisão relativo à classificação como monumento de interesse nacional, com a designação de monumento nacional (MN), dos Banhos Islâmicos de Loulé.
Monumentos da DRCAlg encerrados por motivo de greve
A DRCAlg informa que a Fortaleza de Sagres, a Ermida de N.ª Sra de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu estão hoje, dia 9 de fevereiro, encerradas ao público por motivo de greve.
“Infiltrações” em “Territórios Invisíveis” será apresentado na Fortaleza de Sagres
A performance infiltrações_vol.manuelbaptista, resultante do processo de pesquisa e criação, realizado na oficina de pesquisa e criação coreográfica “Infiltrações”, será apresentada na próxima sexta-feira, dia 17 de fevereiro, pelas 17h00, no Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres.
DRCAlg lança o itinerário de Castro Marim da Rota Literária Saramago no Algarve
A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) lança o itinerário de Castro Marim da “Rota Literária Saramago no Algarve”, no dia 6 de março, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Castro Marim.
A acompanhar o lançamento deste novo itinerário vai estar a exposição Viagem fotográfica ao Algarve”, que mostra os locais do Algarve visitados pelo Prémio Nobel no seu livro Viagem a Portugal.
Mulheres Criadoras de Cultura no Algarve
A Direção Regional de Cultura do Algarve agradece e homenageia as centenas de “Mulheres Criadoras de Cultura no Algarve”, que, em 2022, participaram ativamente nos projetos culturais objetos de apoio: PAACA/DIVAM e Apoio à Edição.
O Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, dia 8 de março, celebra a sua luta pela igualdade, o seu papel na sociedade, e relembra-nos o caminho que ainda falta cumprir para que as meninas e mulheres tenham as mesmas oportunidades e direitos ao longo da sua vida.
Oportunidades Financiamento Europeu - Setor Cultural e Criativo
Já está disponível o Guia de Apoio para o Setor Cultural e Criativo na União Europeia, elaborado para apoiar todos os que trabalham neste setor, com o objetivo de ajudar a compreender a panóplia de financiamentos da UE, compreender as oportunidades que têm à sua disposição e, consequentemente, aceder mais facilmente aos programas de financiamento da UE.
Esta publicação dá a conhecer as oportunidades de financiamento para os setores culturais e criativos, assim como as oportunidades de financiamento mais adequadas com base no setor em que trabalha, no tipo de organização e no apoio que procura. Inclui informações essenciais sobre quem se pode inscrever e como fazê-lo, bem como sobre os tipos de atividades apoiadas.
Fortaleza de Sagres recebeu mais de 400 mil visitantes em 2022
Os monumentos do Algarve, afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, receberam, em 2022, quase meio milhão de visitantes. A Fortaleza de Sagres é o monumento mais visitado da região e o terceiro com maior registo de entradas quando comparado com os monumentos afetos à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e à Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN).
Os números mostram um aumento exponencial de visitantes nos monumentos sob tutela da DRCAlg, em relação aos anos de 2020 e 2021, já com um registo de entradas muito próximo de 2019, o melhor ano turístico nestes locais.