• Estação Romana da Quinta da Abicada

    Estação Romana da Quinta da Abicada

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar - edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – interior do edifício tumular "Alcalar 7"

  • Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

    Monumentos Megalíticos de Alcalar – "Um dia na pré-história"

  • Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

    Castelo de Aljezur – Torre semi-cilindrica

  • Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

    Castelo de Aljezur – Muralha e acesso

  • Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

    Ermida de N.S. de Guadalupe e Casa rural

  • Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

    Panorâmica da exposição no interior da Casa rural

  • Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

    Castelo de Loulé – "Música nos Monumentos"

  • Torreões do Castelo de Loulé

    Torreões do Castelo de Loulé

  • Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

    Ruínas Romanas de Milreu – Casa rural

  • Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

    Ruínas Romanas de Milreu – Pormenor de mosaico

  • Castelo de Paderne

    Castelo de Paderne

  • Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

    Castelo de Paderne – Ruína da Ermida de N.S. da Assunção

  • Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

    Ruína da Ermida de N.S. da Assunção - "Música nos Monumentos"

  • Fortaleza e Promontório de Sagres

    Fortaleza e Promontório de Sagres

  • Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

    Capela de N.S. da Graça – "Música nos Monumentos"

Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

O que é o Projeto?

O projeto Magallhanes_ICC - Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas é inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães e pretende ser um dinamizador da Economia Criativa, incentivando e dando ferramentas às Industriais Culturais e Criativas (ICC), que abrangem atividades relacionadas com a arte, música, literatura, moda, media, design, artesanato, entre outras,

O objetivo principal deste projeto é estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um modelo de centro de empreendimento de indústrias culturais e criativas, no sentido de criar um ecossistema empreendedor que permita impulsionar a criação e difusão de uma oferta cultural inovadora para a Eurorregião Alentejo, Algarve, Andaluzia (EURO_AAA). A cooperação nesta área específica fundamenta-se nas raízes históricas, patrimoniais e culturais, ligadas aos Descobrimentos, comuns às três regiões, bem como à presença de um tecido produtivo de baixa densidade no conjunto deste território. Este tipo de indústrias elege-se como um dos motores da mudança do tecido produtivo das zonas mais desfavorecidas e são geradores de emprego com benefício direto para a população residente.

Além disso, pretende-se ainda recriar a rota efetuada pelo Fernão de Magalhães na primeira circum-navegação do globo, assinalando assim os 500 anos desta façanha.

Centro Magalhães de Sevilha

Localizado na Fábrica Real de Artilharia, edifício histórico, com uma área total de 21.790 m2 (edifício e espaço envolvente), será composto por diversas salas multifuncionais para formação, exposições, conferências, e acolherá os empreendedores das indústrias culturais e recreativas, bem como todos os interessados na criação, divulgação e promoção internacional deste tipo de atividades.

Centro Magalhães no Algarve / Pólos

Polo de Alcoutim – Localizado na vila de Alcoutim, junto ao Guadiana, pretende ser um espaço dinamizador das indústrias criativas ligadas ao artesanato.

Polo da Tor – Tem grande potencialidade para funcionar como um centro de atividades criativas relacionadas com os recursos endógenos (cultura, arte, artesanato, arquitetura, gastronomia…)

Polo de Querença – Espaço destinado a fixar projetos empreendedores, culturais e criativos que pretendam fixar-se no interior do algarve e dinamizar este espaço de baixa densidade.

Centro Magalhães no Alentejo / Pólos

Polo de Castris – Localizado no Convento de S. Bento de Castris, em Évora, inclui a criação de uma incubadora de empresas com todas as condições técnicas e logísticas e de networking para o desenvolvimento das PME ligadas às indústrias culturais criativas.

Polo Design Factory – Localizado na antiga Fábrica dos Leões, parcialmente ocupada pela Escola das Artes da Universidade de Évora, é um espaço destinado à incubação de novas empresas para jovens talentos e criação de startups de âmbito cultural e criativo.

Parceiros

Entidade beneficiária principal:
Gerencia de Urbanismo, Ayuntamiento de Sevilla


Entidades beneficiárias

Universidade de Évora, Associação Portuguesa de Treino de Vela
(APORVELA), Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRC Alentejo), Direção Regional de Cultura do Algarve (DRC Algarve), (ICAS), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios da Baixa Densidade (QRER), Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Câmara Municipal de Loulé, Museu Zer0, Agencia Andaluza de Instituciones Culturales (AAIICC), Andalucia Emprende-Fundación Pública Andaluza, Instituto da Cultura e das Artes de Sevilha.

 

Interreg Logo


Projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Projeto Magalhães - AMAL

Programa Interreg Espanha - Portugal