Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro
No âmbito do Plano Nacional das Artes, o comissário da estrutura de missão criada pelas áreas da Cultura e da Educaçã, Paulo Pires do Vale, apresentou no dia 20 de junho, no Teatro Lethes, em Faro, a primeira Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro. A apresentação contou, também, com as intervenções de Adriana Freire Nogueira, Diretora Regional de Cultura do Algarve, e de Luís Vicente, Diretor da Acta - A Companhia de Teatro do Algarve.
A Bienal Cultura e Educação 2023 - RETROVISOR: Uma História do Futuro terá lugar de 1 de março a 30 de junho de 2023. Este será um evento, de cariz nacional, dirigido à infância e juventude, que pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das linguagens artísticas na educação, formal e não formal, através de uma programação cultural integrada e diversa que incluirá exposições, performances, atividades formativas e de debate, em torno das áreas artísticas e criativas da dança, teatro, música, cinema, circo, literatura, património e arquitetura.
De modo a dar a conhecer o propósito da Bienal e sensibilizar as várias entidades que desenvolvem trabalho nesta área, o Plano Nacional das Artes, em articulação com as Direções Regionais de Cultura e outras instituições, está a promover encontros de apresentação de projetos, em formato pitch. Os vídeos do 1º e 2º encontros de apresentação de projetos à Bienal já estão disponíveis para visualização, através do canal YouTube. O terceiro encontro realiza-se no próximo dia 23 de junho, em Évora, e pode ser assistido online. Para o efeito, devem fazer a sua inscrição aqui.
O Algarve receberá, em setembro, o 4.º encontro de apresentação de projetos à Bienal.
As atividades a propor para integrar a Bienal podem ser criadas de propósito para este evento ou já estarem programadas, desde que se enquadrem nos objetivos.
Para saber mais sobre o Plano Nacional das Artes, clique aqui.
22 junho 2022