Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

"Gentes do Mercado" Mercado Municipal de Tavira 10 de setembro

“Gentes do Mercado - Convivialidades, pelos UrbanSketchers Algarve” é o nome da exposição a ser inaugurada no próximo sábado, dia 10 de setembro, no Mercado Municipal de Tavira, no âmbito da VIII Edição da Feira da Dieta Mediterrânica, pelas 9h30.

Este é um projeto que resulta de uma sessão informal de desenhos realizados pelos UrbanSketchers Algarve em torno dos gestos e dinâmicas do Mercado de Tavira.

Neste âmbito está ainda prevista a realização, no mesmo dia, de um workshop de “Pintura no Mercado”(guache e acrílico) a ter lugar entre as 10h e as 12h30, monitorizado pelos Urban Sketchers Algarve. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória, através de: urbansketchers(a)gmail(ponto)com (sujeita à lotação do espaço).

 

Durante a manhã serão oferecidos aos vendedores do Mercado, assim como aos participantes do workshop, um conjunto de marcadores de livros e postais ilustrados com os desenhos e expressões proverbiais.

“Gentes do Mercado” é um projeto dinamizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve desde 2018, integrado na Feira da Dieta Mediterrânica. Tem como principal objetivo a dinamização sociocultural do Mercado Municipal de Tavira, a valorização das pessoas que fazem o mercado, assim como dos seus produtos frescos, ao mesmo tempo que transmite os valores associados ao património cultural imaterial da Dieta Mediterrânica.

Nesta edição conta com a parceria da Resmalhar - Associação para a Sustentabilidade Local, na organização, curadoria e design gráfico da exposição, assim como na produção e design gráfico dos postais; e a Associação Internacional de Paremiologia, na organização do workshop e saberes proverbiais.

Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

A Exposição “Gentes do Mercado - Convivialidades, pelos Urban Sketchers Algarve” ficará patente até ao dia 30 de setembro.

9 setembro 2022