Monumentos do Algarve Bons Momentos Promontório de Sagres Património Cultural Imaterial Portal Cultura Portugal

Lecture Anual de Saúde Pública na UALG integra centenário de Laura Ayres

A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve criou uma Lecture Anual dedicada à Saúde Pública, no âmbito das comemorações do centenário de Laura Ayres.

A primeira Lecture acontece no próximo dia 30 de setembro, às 11h00, no Anfiteatro Verde, no Campus de Gambelas, proferida por Henrique Barros, presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. A iniciativa é uma organização conjunta da UAlg e da Câmara Municipal de Loulé.

Está é uma palestra em homenagem à investigadora e professora de Saúde Pública, a louletana Laura Ayres, que permitirá valorizar e divulgar o trabalho e a investigação que se desenvolve atualmente nesta área.

As comemorações do centenário de Laura Ayres arrancaram no passado de 1 de junho e irão estender-se até maio de 2023. A realização de um seminário, em Loulé, de âmbito técnico-científico da saúde, ações de promoção e de educação para a saúde, com enfoque na área dos afetos e da educação para a sexualidade, ou a celebração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência são algumas das iniciativas ainda previstas ao abrigo deste programa comemorativo.

Laura Guilhermina Martins Ayres nasceu em Loulé, na freguesia de São Sebastião, a 1 de junho de 1922, licenciando-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1946, iniciando uma longa e prestigiada carreira, como virologista, epidemiologista e professora de Saúde Pública.

O seu mérito, como médica, como investigadora e como mulher de causas públicas, faz de Laura Ayres uma figura de particular relevância da nossa história contemporânea. O reconhecimento público e institucional valeu-lhe a atribuição, pelo Estado Português, das Insígnias de Oficial e Grã-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, em 1990 e em 1992 respetivamente

 

 

20 setembro 2022